Desde o último dia 26, os bilhetes de leitura magnética do Metrô e CPTM foram substituídos por tíquetes com código QR, para facilitar a vida dos passageiros, tornando-a mais eficiente e moderna. Segundo Alexandre Baldy, Secretário dos Transporte Metropolitanos de SP, essa solução diminui as possibilidades de fraude e gera economia aos cofres públicos, zelando pelo dinheiro do cidadão.
Outra opção é o Bora de Top, app lançado para a compra de bilhete do Metrô e CPTM, com cartão de crédito ou débito pelo celular. O processo de transição seguirá até que os bilhetes antigos sejam retirados de circulação ou expirem a validade. Os passageiros com o bilhete unitário antigo poderão utilizá-lo normalmente nas estações, mesmo sem a comercialização nas bilheterias, pois não há uma data definida para que o antigo bilhete unitário deixe de ser aceito e, assim que haja essa definição, a população será comunicada com antecedência.
Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o Bilhete Digital QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, muito em breve, em estabelecimentos comerciais parceiros. O bilhete é então impresso para que a pessoa use nas catracas. Mesmo sem ter uma data de validade, no caso do Bilhete Digital QR Code impresso, a recomendação é de que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos. Para garantir o melhor uso na sua versão em impressa, também é recomendado que não o amasse, dobre, rasgue
ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que, após o uso, o papel seja descartado na lixeira mais próxima. Os Bilhetes Digitais QR Code poderão ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto da tela do celular, aproximando o código do leitor indicado. Neste período de transição, haverá a presença de profissionais identificados nas estações para auxiliar os usuários no uso das máquinas ATMs e oferecer suporte nos leitores instalados nas catracas. Os clientes do TOP também contarão com atendimento por WhatsApp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O QR Code, sigla para Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) é uma tendência nos meios de pagamento e a implantação dessa tecnologia significa um passo inovador para o transporte coletivo, pois, além de melhorar a experiência do usuário, proporciona mais controle e gestão de dados. Outra vantagem é a redução de custos operacionais, facilitando a logística, distribuição e armazenamento dos bilhetes unitários.
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