Aliança firmada entre as organizações busca acelerar a digitalização do setor, com foco em otimizar e agregar valor à produção, a partir da tecnologia
A Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra, anunciou a criação de uma parceria estratégica com a companhia global de consultoria Roland Berger para acelerar a digitalização da indústria automotiva no país. A aliança firmada entre as organizações tem o objetivo de impulsionar a inovação do setor, com foco em otimizar e agregar valor à atividade produtiva, a partir da oferta e implementação das mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, incluindo soluções de inteligência artificial que prometem transformar processos e operações.
Com vasta experiência internacional no segmento, a Minsait já ofereceu suporte tecnológico para a fabricação de mais de 8 milhões de veículos e tem apostado em novas tendências e alternativas de mobilidade para fomentar a transformação do setor automotivo. Além de liderar o mercado de troca de documentos comerciais entre computadores (EDI) na Espanha, respondendo por 92% desse tráfego na indústria automobilística do país, a Minsait também capitaneia, desde 2015, o desenvolvimento de soluções industriais 4.0 baseadas em Visão Artificial para aplicação em diferentes áreas da produção de veículos.
Já a Roland Berger conta com uma ampla expertise em consultoria e desenho de soluções personalizadas tanto para fabricantes de veículos leves, comerciais e off-highway (OHVs) quanto para seus fornecedores. Os serviços da companhia incluem desde design de modelos de negócios e operações até estratégias de melhoria de desempenho, fusões e aquisições (M&A) e sustentabilidade. A abordagem da consultoria no enfrentamento aos principais desafios do setor é baseada em um framework holístico, batizado de “Automotive Triple Transformation”, desenvolvido para viabilizar o surgimento de novas propostas de valor e modelos de negócio para a indústria.
De acordo com Pablo Nascimento, Senior Manager do Mercado de Manufatura da Minsait no Brasil, a parceria com a Roland Berger reforça o posicionamento da empresa enquanto fornecedora de referência para o setor automotivo, que, nos últimos anos, tem exigido soluções cada vez mais eficazes para gerir suas atividades e garantir o crescimento e a rentabilidade de suas operações.
“Trabalhamos com parceiros que são líderes globais nesse segmento e seguimos investindo na pesquisa e no desenvolvimento de novas propostas de digitalização para a criação de um ecossistema de mobilidade mais seguro, eficiente e ambientalmente responsável”, ressaltou o executivo.
Para Cristiano Doria, sócio responsável pela prática de indústria automotiva da Roland Berger, a parceria com a Minsait é uma oportunidade de combinar expertises complementares para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis ao setor.
“Uniremos nossa expertise estratégica e profundo conhecimento do mercado automotivo com a capacidade da Minsait de implementar estruturas tecnológicas avançadas. Juntas, essas forças permitirão acelerar a transformação digital e proporcionar resultados mais rápidos e eficientes para nossos clientes,” comentou Doria.
De acordo com dados da pesquisa “Projeto Indústria 2027”, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o setor automotivo, junto ao de bens de capital e da agroindústria, é um dos que mais aposta na dominância de tecnologias 4.0 para a competitividade dos negócios até o ano de 2027. Para a maioria (68%) dos executivos da área ouvidos pelo levantamento, é alta ou muito alta a probabilidade de que as chamadas “tecnologia G4” predominem no setor ao longo dos próximos três anos.
Fonte: Máquina Cohn Wolfe