Mito ou verdade: a marca de lubrificantes Mobil DelvacTM esclarece dúvidas frequentes sobre troca de óleo

4 minutos de leitura

Marca convidou os especialistas Pedro Trucão e Engenheiro Netto para esclarecerem dúvidas dos Caminhoneiros

A lubrificação ineficiente do caminhão pode causar uma série de problemas para quem vive na estrada, desde os danos mais simples como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível, por exemplo, até o temido diagnóstico de “motor fundido”, que representa grande prejuízo ao caminhoneiro. Para esclarecer algumas dúvidas sobre a troca de óleo e os diferentes tipos de lubrificantes, a marca Mobil DelvacTM, que é referência em produtos de alta performance e tecnologia, convidou os especialistas Pedro Trucão, jornalista e repórter especializado em transporte rodoviário de cargas e o Engenheiro Netto, engenheiro mecânico especialista em lubrificação e parceiro da marca há mais de 20 anos, para esclarecerem os mitos e as verdades sobre o tema aos caminhoneiros. Confira:

Pela cor do óleo, é possível definir a hora correta de trocá-lo?

Mito: Todos os óleos escurecem em serviço. Os dispersantes encontrados nos óleos lubrificantes é que fazem com que o produto fique escurecido, portanto, essa aparência é normal. O que não

Verdade: Não pode misturar. Quando você mistura dois tipos de óleos, seja mineral, sintético ou com viscosidades diferentes, por exemplo, você acaba comprometendo peças e o motor do seu veículo. Sempre complete o óleo com a indicação do fabricante.

Investir em óleos lubrificantes de qualidade contribui para reduzir os custos de manutenção?

Verdade: Ao utilizar óleo lubrificante de qualidade automaticamente você reduz custos que você terá com a manutenção e, por isso, é tão importante a escolha de uma marca com credibilidade e que ofereça o custo-benefício ideal.

Não tem problema variar o grau API se eu seguir a viscosidade recomendada?
Mito:
Manter a viscosidade correta e o grau API inferior pode colocar em risco a vida útil do motor. Economizar em grau API não é uma medida inteligente.

Fumaça branca ou azulada saindo do escapamento é sinal de queima do lubrificante?
Verdade: 
Nessas condições, o lubrificante deve estar passando pelos anéis de segmento já desgastados ou pode se tratar de um lubrificante inadequado. Por isso, dois pontos são importantíssimos: manter a manutenção do motor e utilizar o óleo lubrificante correto.   

Para conferir a série completa dos vídeos, acesse https://youtube.com/playlist?list=PLj68-QLwQ-6iE1e9HRD1bmmaQtgzMaAEu. Conheça também a linha de produtos Mobil DelvacTM: https://moovelub.com/mobil/oleo-para-motor-de-caminhao/

Sobre a Mobil™ Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Conheça indícios de falha no terminal de direção

Próximo

Funções de direção automatizadas: ZF fecha contrato para fornecimento do “Full Range Radar” 4D com montadora chinesa

Pular para o conteúdo