Acompanhando a alta de emplacamentos de SUVs no país, que cresceu 45,77% no acumulado do ano até o mês de agosto (Fenabrave), a Mitsubishi Motors anuncia para o mês de outubro, após estudos e negociações com a matriz da marca no Japão, um reposicionamento de preços da linha Eclipse Cross 2024.
O SUV compacto, mas que surpreende pelo porte e espaço interno, traz o DNA 4×4 característico da Mitsubishi Motors, com design renovado, alta tecnologia embarcada e motor turbo, terá valores a partir de R$ 169.990,00. A versão topo de linha 4×2 terá valores a partir de R$ 204.990,00, enquanto a versão topo de linha 4×4 será vendida a partir de R$ 214.990,00. O reposicionamento foca no crescimento contínuo da participação da linha Eclipse Cross no segmento de SUVs no país.
Produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a linha Eclipse Cross entrega aos clientes Mitsubishi uma dirigibilidade primorosa de alto nível e a possibilidade de explorar mais as atividades ao ar livre, passar momentos mais próximos da natureza e das belas paisagens do Brasil, tudo por conta dos eventos – ralis e passeios – que a marca promove a seus clientes há décadas.
A linha Eclipse Cross, bem como toda a linha de veículos Mitsubishi, tem um programa de benefícios MIT4YOU, com diversas exclusividades como: 5 anos de garantia, 1 ano de MIT Assistance (serviços de assistência 24 horas) gratuito, condições diferenciadas de financiamento para pessoa física (MIT Fácil), descontos progressivos na contratação de MIT Seguro, tag do Sem Parar instalada de fábrica e com 6 mensalidades grátis, MIT Consórcio com planos exclusivos e possibilidade de compra de veículos 0km com grãos (MIT Barter).
Com o reposicionamento, a linha Eclipse Cross 2024 passa a ter os seguintes preços:
GLS: R$ 169.990,00
HPE R$ 185.990,00
HPE-S R$ 204.990,00
HPE-S S-AWC R$ 214.990,00
HPE-S Sport: R$ 209.990,00
HPE-S Sport S-AWC: R$ 219.990,00
Interior premium impecável
A linha Eclipse Cross foi projetada para oferecer a seus clientes uma experiência premium, muito por conta da alta tecnologia embarcada, aliada a um acabamento de primeira linha. Na linha 2024 essa proposta fica ainda mais evidente. A começar pelo aumento na opção de cores do couro que reveste bancos e acabamentos de porta e do porta objetos entre os bancos da frente. Além do preto tradicional, o cinza claro está disponível aos clientes do SUV.
Todas as versões, com exceção da versão de entrada (Eclipse Cross GLS), contam com bancos dianteiros com ajuste elétrico e sistema de aquecimento para os dias de temperaturas muito baixas. Em todas as versões, os bancos da frente são oferecidos com design esportivo, espuma de dupla densidade com retenções laterais e uma linha central que deixa o corpo em posição perfeita para a condução, sem cansar no trânsito das grandes cidades e muito confortável em viagens longas.
Já os bancos traseiros são reclináveis, com oito níveis de inclinação do encosto entre 16º e 32º.
O acabamento interno é premium: detalhes prateados que contornam o console central e o painel de instrumentos do modelo, além de painel e volante multifuncional revestidos em material macio de toque agradável. É pelo volante que diversas funções do sistema multimídia do veículo podem ser controladas.
O sistema de ar-condicionado Dual Zone permite que motorista e passageiro do banco da frente regulem individualmente a temperatura do habitáculo. As temperaturas independentes são exibidas por um visor digital localizado no console central.
O sistema Keyless de partida permite aos clientes abrir e fechar o veículo somente por meio da aproximação da chave, que pode permanecer no bolso ou na bolsa. Para entrar no veículo, basta se aproximar – tendo a chave com você – e apertar um botão na maçaneta da porta do motorista.
O botão Start/Stop é pressionado não apenas para dar a partida no motor, mas também para que os espelhos retrovisores se abram e os sistemas de head-up display seja acionado, assim como a câmera de ré.
Para otimização do espaço interno, o sistema de freio de estacionamento é eletrônico, o que permitiu a substituição da tradicional alavanca por um botão que aciona ou desliga automaticamente os freios. Além disso, o Eclipse Cross conta também com sistema Auto Hold, que mantém o carro parado e com os freios acionados automaticamente, por exemplo, durante a parada em um farol vermelho. Esse recurso traz muita comodidade e conforto durante o dia a dia urbano.
Cada vez mais conectado
Um dos destaques da cabine do Eclipse Cross é a central multimídia premium da marca JBL. O sistema adiciona ao painel uma tela capacitiva com respostas rápidas, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite acessar aplicativos como Spotify e Waze. O dispositivo também oferece as tecnologias Android Auto e Apple Car Play, para conectividade com smartphones.
Dirigibilidade sem igual
Uma das principais características do Eclipse Cross, desde seu lançamento em 2018, é oferecer ao motorista uma dirigibilidade sem igual. E isso acontece graças ao sistema de suspensão – muito bem ajustado às características das ruas e estradas brasileiras – que trabalha em conjunto com o propulsor e a transmissão.
Em todas as versões, o Eclipse Cross conta com o moderno motor MIVEC Turbo 1.5L de dupla injeção, 165 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. Desenvolvido sobre o conceito de downsizing, o propulsor entrega o torque máximo em baixas faixas de giro, proporcionando maior eficiência energética e desempenho, menor consumo de combustível e um rodar agradável.
O powertrain é combinado à transmissão CVT, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista. Há Paddle-Shifters na coluna de direção que permitem trocas manuais com 8 velocidades.
Tração 4WD e modos de condução
A versão topo de linha conta com o exclusivo Super All-Wheel Control (S-AWC), um sistema de controle dinâmico integrado à tração 4WD, que garante uma rodagem segura em qualquer tipo de piso. Com um acoplamento eletromagnético, o sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
O motorista pode optar por três modos de condução: AUTO, SNOW ou GRAVEL, dependendo das condições de cada tipo de terreno, visando melhorar a precisão na condução e estabilidade, sobretudo em vias escorregadias.
Pacote de equipamentos
O Eclipse Cross conta com um pacote de equipamentos extremamente completo. A segurança, por exemplo, inclui o TPMS (sensor de pressão dos pneus), os sensores de chuva e de luz, sistemas de freios ABS, BAS, BOS, HSA (assistente de partida em rampa), controles de tração e estabilidade (ASC + ATC), câmera de ré, sistema Full Airbags, DRL em LED nos faróis e luzes de neblina.
O modelo também oferece o pacote de tecnologia MiTEC com diversos sistemas inteligentes de segurança ativa e passiva. São eles o FCM, ACC, LDW, BSW + RCTA e AHB + UMS, além de sensores de obstáculos dianteiros e traseiros.
BSW (Blind Spot Warning) – Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego.
UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) – Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h.
RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré.
Speed Limiter – Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista.
ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas.
ATC (Active Traction Control) – Controle Ativo de Tração, atua em pisos de baixa aderência ou em situações de aceleração brusca.
ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático adaptativo de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente.
FCM (Foward Collision Mitigation) – Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar.
LDW (Lane Departure Warning) – Aviso de saída de faixa de rolamento.
AHB (Auto High Beam) – Acionamento automático do farol alto, liga e desliga automaticamente as luzes altas para não ofuscar a visão de condutores na direção oposta.
Fonte: Gabriel El’Bredy – HPE Automotores