Mobil impulsiona revolução em lubrificantes com tecnologia API CK-4

5 minutos de leitura

Em meio à transformação da indústria automobilística, uma mudança fundamental está ocorrendo nos motores: a transição para veículos mais eficientes e menos poluentes. A economia de baixo carbono chegou para ficar.

A tecnologia por trás da especificação API CK-4 está se destacando como uma peça-chave para impulsionar essa evolução. Os motores a diesel estão se tornando cada vez mais sofisticados, buscando uma maior eficiência térmica e, consequentemente, menor consumo de combustível. Para acompanhar essa evolução, a indústria de lubrificantes precisou se evoluir, desenvolvendo óleos mais robustos e avançados.

A Moove, multinacional brasileira referência global em lubrificantes, focada em desenvolver soluções que geram valor e impacto positivo para seus clientes, por meio dos Lubrificantes Mobil trouxe para o mercado sua linha Mobil Delvac focada em motores mais modernos que necessitam da tecnologia API CK-4.

Antes e depois

Em 2017, o Instituto Americano de Petróleo – API – anunciou o padrão CK-4, um marco na história dos lubrificantes para motores a diesel de ciclo de quatro tempos de alta velocidade. Este novo padrão trouxe uma série de melhorias em relação à norma anterior. Comparado ao API CJ-4, por exemplo, o CK-4 oferece um controle 80% melhor da viscosidade em altas temperaturas, proteção contra o desgaste 20% mais eficaz e uma resistência à oxidação 50% maior. Esses avanços representam um salto na tecnologia necessária para ter lubrificantes de qualidade, proporcionando benefícios como maior durabilidade do motor e intervalos de troca mais espaçados, elementos fundamentais para gestores de frotas preocupados com eficiência e economia.

Linha completa

A linha Mobil Delvac está preparada para os novos motores de veículos pesados, que são menores, mais eficientes e potentes, em conformidade com as mais recentes especificações das montadoras de caminhões e com a especificação moderna API CK-4.

Mobil Delvac 15W-40 Full Protection: Óleo mineral com API CK-4, aprovado pelas principais montadoras (MB 228.31, Volvo VDS-4.5, MAN M 3575). Contém aditivos que estendem o intervalo de troca para até 90.000 km em condições on-road.

Mobil Delvac 10W-30 Complete Protection: Óleo mineral que atende ou supera as especificações API CK-4, ACEA E9 e Volvo VDS 4.5. Recomendado para veículos Volvo e DAF, com crescente popularidade no mercado de veículos pesados.

Mobil Delvac 10W-40 Full Protection: Óleo semissintético que cumpre as normas API CK-4, ACEA E7, E9, MAN M 3575, M 3775, Volvo VDS-4.5 e MB 228.31.

Mobil Delvac 10W-40 Super Defense: Óleo semissintético com aditivos robustos, oferecendo lubrificação excepcional para motores a diesel de alto desempenho em aplicações severas. Atende ou excede os requisitos MB 228.5, MB 235.27, MAN M 3277, ACEA E4, E7 e Scania LDF-3.

Principais benefícios

Os Lubrificantes Mobil Delvac que possuem a aprovação API CK-4 prolongam a vida útil do óleo e do motor, proporcionam maior eficiência e proteção avançada, além de ampliar o tempo de operação do veículo. Além disso, esses lubrificantes são capazes de lidar com as novas demandas dos motores, que são equipados com sistemas de recirculação de gases de escape e pós-tratamento com filtros de partículas diesel.

Outro ponto importante é sua compatibilidade com normas anteriores, o que significa que ela pode ser utilizada tanto em motores mais antigos quanto nos mais modernos, garantindo um alto nível de desempenho em ambos os casos.

Eles ainda se destacam por utilizarem óleos de alta qualidade e uma mistura especial de aditivos. Esses aditivos desempenham funções essenciais, como evitar acúmulo de sujeira e proteger as partes mais desgastadas do motor, criando uma camada de proteção. Esses componentes são submetidos a testes específicos para garantir sua eficácia em diversas condições de operação.

Ou seja, a API CK-4 não é apenas uma evolução na tecnologia dos lubrificantes para motores a diesel, mas um divisor de águas que está impulsionando a indústria de pesados em direção a um futuro mais limpo, eficiente e sustentável.

Fonte: Portal da Autopeça

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

AEA debate descarbonização em seminário de powertrain online e gratuito

Próximo

Autoimpact projeta palhetas específicas para carros elétricos e híbridos