Moby pretende instalar 500 carregadores públicos para carros elétricos em 2025

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Empresa recém-criada pela rede de franquias Solarprime já conta com 11 eletropostos em funcionamento e disponibiliza aplicativo para gestão inteligente de recargas


O ano de 2024 foi um período de transformação da mobilidade elétrica no Brasil que registrou ampliação da infraestrutura de eletropostos, o que reduziu a incerteza dos consumidores que desejam utilizar veículos elétricos para viagens mais longas. Segundo dados da Tupi Mobilidade, empresa associada da ABVE, no início de dezembro já havia mais de 12.000 pontos de recarga públicos e semi-públicos espalhados por todo o país.
 

A tendência é que a infraestrutura dos postos para recarga pública seja ainda mais ampliada em 2025. A Moby, recém-criada empresa de mobilidade elétrica da rede de franquias Solarprime, anunciou que pretende implementar em 12 meses, aproximadamente 500 carregadores públicos, por meio de modelos de instalação como comodato, assinatura ou venda direta. A ideia é a instalação de pontos de recargas em locais estratégicos como estacionamentos, rodovias, postos de combustíveis, shoppings e parques.
 

Atualmente, a empresa que entrou em operação em 2024, já conta com 11 eletropostos em funcionamento e mais de 220 clientes cadastrados, com uma base em constante crescimento. “Embora grande parte das operações atuais envolva carregadores privados, voltados para uso exclusivo em condomínios e empresas, o plano de expansão já está em andamento”, diretor comercial da Moby, Lincon Souza.
 

A princípio, a Moby vai disponibilizar para venda dois modelos de carregadores: semirápidos AC de 22kW e rápido DC de 60kW, ambos com conectores tipo II, que são compatíveis com a maioria dos veículos eletrificados do mercado no país e com tecnologia OCPP 1,6J, que é um protocolo padrão e aberto de comunicação entre um carregador de veículo elétrico e as plataformas de gerenciamento, que garante uma recarga segura e eficiente.
 

Em uma primeira fase de operação, a Moby prevê que serão despendidos mais de R$ 2 milhões em investimentos para importação dos carregadores.

Gestão inteligente das recargas

A Moby desenvolveu a gestão inteligente de recargas, proporcionando que o consumidor possa transformar sua experiência na utilização de um veículo elétrico, por meio da tecnologia. O aplicativo Moby Recargas irá permitir a localização de eletropostos em tempo real, reserva de estações de recarga e acompanhamento de todo o processo diretamente pelo celular. Além disso, terá diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, carteira digital e vouchers de desconto.
 

O aplicativo também disponibiliza informações detalhadas sobre cada estação, incluindo tipo de conector, potência e preço por kW, para que o motorista possa tomar decisões rápidas e informadas. “Outros recursos, como notificações em tempo real sobre o status das estações, histórico completo de recargas e suporte ao cliente, garantem uma experiência prática, eficiente e personalizada”, explica o diretor comercial da Moby, Lincon Souza.

Comodato em estabelecimentos comerciais

A Moby pretende também incentivar a expansão de carregadores elétricos possibilitando que comerciantes, por exemplo, possam instalar os dispositivos em seus estabelecimentos, sem custo algum, em um regime de comodato. Neste caso, a Moby ficará responsável por toda a operação desde a instalação do carregador até gestão do aplicativo, software de gestão, SAC e central de monitoramento.

O diretor comercial da Moby, Lincon Souza explica que nesse modelo, o cliente terá custo zero para instalar o ponto de recarga. “A Solarprime, por meio de sua capilaridade e abrangência nacional, será um parceiro estratégico e fará a captação desses clientes em potencial, dando todo o suporte técnico necessário nos pontos de recarga. Além de não ter custos operacionais, vamos ainda reembolsar a energia consumida por este cliente, oferecendo um percentual sobre a receita”, explica Souza.

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