Monroe atinge marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes e é referência entre os supercarros

//
7 minutos de leitura
  • Linha Monroe Intelligent Suspension é padrão em suspensão semiativa para a indústria global
  • Amortecedores eletrônicos da marca equipam alguns dos mais icônicos supercarros já lançados

A Monroe, marca da DRiV, divisão do mercado de reposição do grupo global Tenneco Automotive, superou a marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes produzidos, se consagrando entre as líderes no desenvolvimento e oferta de soluções semiativas de suspensão e amortecimento para a indústria automotiva. Esse marco é justificado pela presença da linha Intelligent Suspension em alguns dos mais icônicos supercarros da atualidade, como o elétrico, Rivian R1T Quad-Motor e o superesportivo, McLaren 750S.

Lançada na primeira metade dos anos 2000, a linha de amortecedores inteligentes Monroe utiliza uma avançada tecnologia, que associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície do solo em intervalos de milissegundos. Com isso, o sistema é capaz de oferecer uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e um alto controle de direção.

Desde que foram lançados, os amortecedores eletrônicos da Monroe se tornaram referência no segmento de veículos de alta tecnologia e performance, equipando modelos, como Mercedes SL Roadster, Volkswagen ID4, BMW Ix3, além de veículos das marcas Mitsubishi, Nissan, Seat, Skoda, Volvo, entre outras.

Produzida em unidades fabris na Europa e na China, a linha Monroe Intelligent Suspension oferece o “estado da arte” em soluções de suspensão semiautônoma, e traz o know how e o pioneirismo de mais de 100 anos em inovação da Monroe no desenvolvimento de amortecedores para a indústria automotiva.

Os amortecedores convencionais trabalham com uma única curva de amortecimento, ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando. Os sistemas inteligentes, no entanto, se utilizam de sensores, que podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo.

É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor. Essas interações podem ocorrer em até 100 vezes por segundo, garantindo alta precisão e eficiência.

Recentemente, os amortecedores inteligentes Monroe tiveram sua eficiência atestada durante a disputa da famosa prova de Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens). A competição é disputada anualmente no estado do Colorado, nos Estados Unidos e desafia a perícia dos pilotos em uma subida de 20 Km até o cume do Pikes Peak, em um trajeto com mais de 156 curvas, até uma altura de 1.440 metros.

Em 2023, o piloto Gardner Nichols aproveitou a tecnologia de ponta de seu Rivian R1T Quad-Motor, equipado com o sistema Monroe Intelligent Supension, para estabelecer o recorde de tempo de subida de 11 minutos e 23 segundos, na categoria Exibition. Neste ano, Nichols, que também é engenheiro de desempenho sênior da Rivian, bateu seu próprio recorde, com 10 minutos e 53 segundos. Segundo ele, o sistema inteligente da Monroe ajuda a entrar e sair das curvas com maior velocidade, “mantendo o veículo firmemente conectado ao solo”.

Famosa por produzir alguns dos supercarros mais desejados e exclusivos do mundo, a McLaren utiliza o sistema de suspensão inteligente CVSA2/Kinetic® H2 em seu novo modelo, McLaren 750S, lançado no início deste ano. Durante o lançamento, jornalistas que tiveram a oportunidade de dirigir o superesportivo afirmaram que o sistema de suspensão torna o novo McLaren “o supercarro mais apropriado para o dia a dia de todos os tempos”. Disponível nos estilos cupê e spider, o 750S apresenta a terceira geração do sistema Proactive Chassis Control da McLaren, com o sistema CVSA2/Kinetic H2 da Monroe como peça central.

O conjunto é interconectado hidraulicamente, composto por quatro amortecedores eletrônicos leves CVSA2 semiativos com tecnologia de controle de rolagem hidráulica adaptativa. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade do veículo em todas as condições para melhor desempenho, eficiência, conforto e segurança, mesmo em pavimentos irregulares. Além de seus múltiplos benefícios de desempenho, o CVSA2/Kinetic ajuda a reduzir o peso do veículo, substituindo barras estabilizadoras mecânicas, comparativamente mais pesadas.

“Nossa parceria com a Monroe Intelligent Suspension foi fundamental para moldar a experiência de direção altamente elogiada do 750S. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a equipe da Monroe, enquanto embarcamos em modelos futuros que são centrais para nossa visão para o futuro” comentou Charles Sanderson, diretor técnico da McLaren Automotive Ltd.

Sobre a DRiV

A DRiV é a divisão de negócios do Grupo Tenneco, líder no fornecimento para o mercado global de reposição. A Tenneco é um dos principais desenvolvedores, fabricantes e fornecedores de produtos automotivos para linhas originais e clientes do mercado de reposição. Por meio de nossos grupos de negócios DRiV – Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada, industriais, automobilismo e mercado de reposição.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Mobilidade e transformação digital em debate no Congresso SAE BRASIL 2024 

Próximo

CTR amplia portfólio com soluções em segurança ativa, passiva e durabilidade

Pular para o conteúdo