Motocicletas off-road enfrentam condições severas em vias não asfaltadas, de terra ou areia. Este ambiente é desafiador por conta da alta contaminação e ao desgaste da máquina impostos pela prática esportiva ou recreacional esporádica. Para contribuir com os cuidados necessários, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca as quatro medidas diferenciadas que condutores de motocicletas off-road devem tomar em relação às convencionais, ressaltando as necessidades específicas das motos destinadas ao uso fora de estrada.
1- Troca de Óleo e uso de produtos de alta performance: a alta contaminação e o uso intensivo exigem que a verificação e troca de óleo do motor sejam realizadas em intervalos mais frequentes, conforme indicado no manual do proprietário. Para garantir a proteção e confiabilidade durante todo o intervalo de uso, é essencial utilizar produtos de alto desempenho e tecnologia avançada.
2- Sistema de Admissão de Ar: a contaminação do ambiente off-road também afeta o sistema de admissão de ar, responsável por fornecer ar limpo para a câmara de combustão. Para evitar que sujeiras entrem nessa câmara é amplamente utilizado o filtro de ar de espuma, que pode ser lavado e requer atenção específica tanto para limpeza quanto para lubrificação.
3- Manutenção do filtro: a manutenção do filtro de ar em motos off-road deve ser realizada após cada treino ou corrida, independentemente da modalidade (trilhas, motocross, supercross, supermoto, enduro, rally, trial ou outras). A vida útil do filtro de ar varia conforme o modo e frequência de uso, além dos cuidados adotados. O piloto ou mecânico responsável deve inspecionar regularmente a condição da espuma, verificar se todas as partes estão bem coladas e se os guias e encaixes ainda vedam corretamente, e determinar se é necessário substituir o filtro.
4- Atenção à moto durante a pilotagem: durante a pilotagem, o comportamento da moto pode indicar a necessidade de troca do filtro de ar. Ficar atento a essas mudanças ajuda a garantir que o equipamento esteja sempre em ótimas condições de funcionamento.
Produtos Específicos
Além dos cuidados mencionados anteriormente, a Motul recomenda o uso de seus produtos específicos para motocicletas off-road, garantindo uma manutenção mais completa, evitando problemas de desempenho e proporcionando uma performance superior.
- MOTUL MC CARE A1 Air Filter Clean: Desenvolvido para limpar filtros de ar de espuma, removendo eficientemente óleo e gomas de poeira. Solventes genéricos como gasolina podem danificar o filtro.
- MOTUL MC CARE A2 Air Filter Oil Spray e MOTUL MC CARE A3 Air Filter Oil: Após a limpeza e secagem do filtro, utilize esses lubrificantes projetados para reter poeira e areia, evitando a entrada de água. Possuem secagem rápida e cor azul para facilitar a aplicação.
A suspensão é um elemento chave no off-road, mantendo os pneus em contato com o solo para melhor controle e aceleração. “A linha Fork Oil Factory Line da Motul, 100% sintética e disponível nas viscosidades 2.5W, 5W, 7.5W e 10W, oferece alto desempenho. O Shock Oil, com tecnologia Technosynthese® e índice de viscosidade VI400, garante absorção suave mesmo com variações de temperatura”, explica Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. “Já se tratando da transmissão, o C3 Chain Lube Off-Road possui formulação que repele sujeira, minimizando o desgaste do conjunto coroa, corrente e pinhão.”
Fonte: Assessoria de Imprensa – Motul