A MWM, fabricante independente de motores e geradores de energia e a eureciclo, empresa de tecnologia para o rastreamento da cadeia de reciclagem e maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, firmam parceria para a implementação do processo de compensação ambiental destes resíduos gerados pela companhia.
Com a parceria, a MWM passa a incentivar a cadeia de reciclagem por meio da compensação ambiental, que promove a reciclagem de materiais (papel, vidro, metal e plástico) equivalentes em volume, tipo e região. O modelo é amplamente aplicado na Europa e contribuiu para que a Espanha, por exemplo, saltasse de 4,7% de embalagens recicladas em 1998 para 78,8% em 2018, de acordo com a Ecoembes.
Como as embalagens, após o uso do consumidor, têm um destino difuso, ainda mais em um país de dimensões continentais, este sistema é considerado uma alternativa mais viável técnica e economicamente para cumprir a logística reversa desses resíduos, gerando benefícios ambientais (ao enviar grandes volumes para a reciclagem) e sociais (por remunerar em valores mais altos que os do mercado as organizações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis parceiras da certificadora).
Ao todo 275 centrais de triagem estão homologadas e têm presença em todo o país (26 estados + DF). Até o momento, a eureciclo compensou mais de 614 mil toneladas de resíduos pós-consumo e as organizações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis foram remuneradas com mais de R$ 36 milhões.
Quando a compensação ambiental acontece, as empresas de bens de consumo, em conjunto com a certificadora, promovem a remuneração de notas fiscais para os profissionais. Além do valor de venda dos resíduos, o serviço ambiental prestado também está contemplado, o que ajuda na geração de renda adicional para os atores. Dessa forma, o processo ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza e incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferecendo sustentabilidade financeira para o setor.
Por meio da parceira, a MWM também passa a estampar o selo eureciclo em suas embalagens, que tem por objetivo comunicar aos clientes o investimento das marcas no setor de reciclagem no Brasil, por meio da compensação de pelo menos 22% da massa total de embalagens vendidas no país. Além disso, é um elo com o consumidor e se destina às marcas que buscam informar sua preocupação e seus esforços em mitigar os impactos da emissão das embalagens no meio ambiente.
De acordo com Marcelo Maciel Rabelo — Diretor de Compras, RH & Qualidade de Fornecedores da MWM, “a parceria para certificação de Logística Reversa de embalagens com a eureciclo reforça nossa estratégia de ofertar aos nossos clientes produtos e serviços que atendam às suas necessidades de forma sustentável, onde todos os elos da cadeia se beneficiam — empresa, sociedade e meio ambiente. Trata-se de mais uma iniciativa que reitera a responsabilidade da MWM de conectar o aumento de produtividade à redução de impacto ambiental através da busca constante de melhorias de processo e desenvolvimento de tecnologias”.
“É muito importante para todo o setor que parcerias como essa aconteçam. A eureciclo une tecnologia à sustentabilidade para que os resultados sejam escaláveis e as empresas que aderem à compensação ambiental estão diretamente envolvidas nos benefícios sociais e ambientais conquistados. Com os volumes expressivos de resíduos que são reciclados, juntos contribuímos com a evolução das taxas de reciclagem do país”, explica Priscila Mello, consultora de relacionamento com clientes da eureciclo.
A MWM já produziu mais de 4,6 milhões de motores em 69 anos de história, com exportações para mais de 45 países e possui uma extensa rede de serviços com mais de 1.200 pontos instalados em todo Brasil e no mundo.