Não basta ser digital, tem que se destacar

4 minutos de leitura

Digitalização é o primeiro passo. O que vem a seguir?

Antes da pandemia, no Brasil, se abria uma média de 10 mil novas lojas virtuais todo mês, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Com a chegada do Covid-19 e o isolamento social, houve um salto de 400% neste número, para 50 mil mensais. Os negócios tiveram seus planos antecipados. Saíram do papel para entrar no mundo digital, no mundo contactless (com pouco ou nenhum contato físico). Mas e agora? Como fazer para ser notado no meio de tanta concorrência e ter sempre o cliente ao seu lado?

Se o seu negócio tem concorrentes similares, você precisa analisá-los, e assim se destacar, levando mais benefícios para seu consumidor. Fidelize-o para que ele volte sempre. Cliente gosta de se sentir único. Se sua empresa fornecer algum tipo de conteúdo exclusivo já está no caminho certo.  Invista no relacionamento com o cliente, e não é porque seu negócio se digitalizou que você não precisa se preocupar com isso. Precisa  muito, e com bastante agilidade. A sua conversa com o cliente tem que ir pro online. Seja divulgando as novidades via redes sociais, seja criando um canal de atendimento rápido, como Whatsapp. Esteja sempre por perto, mostrando que você está ali, disponível para ele. Além disso, é muito importante que seus produtos tenham boas imagens e descrições no ambiente digital, uma vez que o cliente não está vendo ele ali, em mãos. Fotos em alta resolução, vídeos de funcionamento e descrições com detalhes ajudam muito na hora da decisão de compra. 

Saindo do varejo e indo para o ambiente de uma oficina mecânica, onde o visual está presente, é importante dar destaque para a identidade visual da reparadora. Mostrar um site bem feito, bem escrito e seguro, transmite confiança para o usuário. Se a oficina mostra cuidado para fazer um site, mostra cuidado em outros aspectos também.

Outro ponto crucial é a facilidade de interação com o cliente. Tenha um site integrado com uma área de “fale conosco” ou Whatsapp para o cliente conseguir um contato rápido na hora que precisar. “Um retorno ágil contribui para os negócios porque estamos em uma época em que as coisas são muito instantâneas e as pessoas querem uma resposta imediatamente. Se você demora para responder o contato online, essa pessoa já vai ter procurado a concorrência”, explica a consultora em comunicação Daniela Norcia. Sem contar com a imagem e reputação da empresa. É preciso ficar atento com reclamações em sites ou mesmo nas redes sociais. Tem de evitar que sua empresa esteja com muitas ocorrências negativas, e se houver reclamação, a oficina deve dar a melhor resposta possível. “Aquilo vai ficar na internet, vai ficar nas estrelinhas do Google, vai estar no Reclame Aqui, no Facebook, e se a reclamação não é resolvida, afugenta o consumidor”, esclarece. Empresas com poucas reclamações e boas avaliações de experiência estão mais sujeitos a receber novos clientes. Se sua empresa ainda não está no digital, ou precisa de estratégia para se destacar, procure uma agência de comunicação que pode te ajudar: www.insight.ppg.br.

Daniela Norcia é jornalista e consultora de comunicação. É, ainda, doutora Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pela Université Haute Alsace (França), bem como fundadora da COMsulting. Já contribuiu para a comunicação de diversas empresas dos dois lados do balcão: tanto internamente quanto em agência. Dentre elas estão B3, Cetip, Itaú BBA, Itaú Unibanco, Santander, Banco Real, Cosan, Noble, Nissan, Mattos Filho, Repsol, BIC e muitas mais!

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Volkswagen Nivus em apenas seis cliques

Próximo

Deixe a casa em ordem para a retomada

Pular para o conteúdo