NGK dá dicas para a revisão de motocicletas

Multinacional japonesa aponta quais itens devem ser verificados para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar imprevistos

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Alternativa para o deslocamento rápido e econômico nas grandes cidades, as motocicletas devem passar por revisões periódicas, conforme o manual de manutenção do veículo, para garantir o bom funcionamento do conjunto e evitar acidentes. Com o objetivo de auxiliar o condutor a manter a moto sempre em ordem, a NGK – multinacional japonesa fabricante e especialista em velas de ignição –  listou algumas recomendações.

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a primeira orientação ao motociclista é procurar um profissional qualificado para fazer a revisão. “Muitos optam por fazer a manutenção por conta própria, porém a motocicleta, como todo equipamento mecânico, requer conhecimento e técnica. A aplicação de torques inadequados em alguns componentes pode causar quebras e situações de risco. O descarte incorreto de fluidos ou materiais contaminados causa impactos negativos ao meio ambiente”, aponta.

Dicas para manter a motocicleta em ordem

  1. Verifique as velas de ignição a cada 3 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. “Se apresentar falha de ignição, o motor poderá não funcionar, colocando o motociclista em situação de risco”, alerta Mori. Ao checar as velas, inspecione também os terminais supressivos quanto a oxidações, trincas e condições das borrachas seladoras.
  2. Observe se há vazamentos no motor e faça a troca do óleo e dos filtros, conforme recomendação da montadora, usando sempre a especificação correta para a sua motocicleta. 
  3. Cheque se o sistema elétrico da moto está funcionando corretamente, principalmente as lâmpadas e as luzes de sinalização. O ideal é fazer essa verificação semanalmente.
  4. Observe os pneus quanto a desgaste, calibração, danos e validade. A verificação do desgaste e da calibração pode ser feita semanalmente, pelo usuário da motocicleta.
  5. Lubrifique periodicamente a corrente da transmissão, assim como verifique a folga e o desgaste do componente. Folga ou desgaste excessivos, além de ruído, podem gerar acidentes.
  6. Observe as condições do sistema de freio – eficiência, desgaste e regulagem. Essa verificação deve ser feita, exclusivamente, por um profissional. Lembre-se de que o fluido de freio tem período determinado para a troca, que deve ser seguido conforme a orientação da montadora.
  7. Verifique, na suspensão traseira, se há folga nas buchas ou vazamento no amortecedor. Na dianteira, além de checar se existe folga na caixa (coluna de direção) ou vazamento, cheque o período para a troca de óleo da suspensão dianteira, conforme a recomendação da montadora. A falta de ação e afundamento forte da frente da motocicleta em frenagens são indicativos de que algo pode estar errado. 

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