A atenção especial para o sistema de ignição, com foco maior para aparência das velas, é uma atitude recomendada pela empresa
De acordo com a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), houve um crescimento de 9,2% nas compras de carros usados em 2024. Com a chegada do novo ano, os automóveis fabricados em 2004 tornam-se isentos do IPVA, o que pode aquecer o mercado de veículos usados, elevando a procura e estimulando as vendas. Muitas revendedoras exigem a inspeção cautelar, que irá identificar passagens por leilões, sinistros e reparos na carroceria, mas antes de fechar a compra de um usado, é essencial uma checagem mecânica completa com destaque para o sistema de ignição, especialmente para a aparência das velas, a fim identificar necessidade de reparos.
Por isso a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, elenca cinco dicas para uma compra mais econômica por evitar problemas que podem ser indicados por resíduos na ponta das velas.
1- Verifique a queima de óleo: pode indicar desgaste no motor ou problemas no sistema de recirculação de gases do cárter, por meio do acúmulo de óleo nas velas;
2- Cheque se há infiltração de fluido de arrefecimento na câmara de combustão: isso sinaliza o superaquecimento e possíveis danos no cabeçote e bloco do motor, acúmulo de resíduos com a mesma coloração do fluido ou presença de oxidação nas velas.
3- Procure por problemas no sistema de injeção de combustível: neste caso, é preciso realizar a inspeção nos outros componentes do sistema de injeção para garantir pleno funcionamento. O acúmulo de resíduos de carbono (carbonização das velas) é a indicação de um possível problema no sistema.
4- Veja se não houve uso de combustível de má qualidade: que pode causar carbonização das velas e outros problemas para o carro.
Verificação do funcionamento das velas
No momento da revisão antes da compra do usado, o comprador deve verificar com um mecânico de confiança a tensão do secundário da bobina com o motor em funcionamento a fim de confirmar se as velas estão operando de maneira correta. Se a tensão estiver muito alta, pode indicar desgaste excessivo das velas ou folga entre os eletrodos; já uma tensão muito baixa pode ser consequência de carbonização das velas, problemas de compressão ou uso de combustível contaminado.
“Além disso, o uso de cabos de vela de baixa qualidade pode comprometer o desempenho do motor, causando dificuldades na instalação, falhas de funcionamento, aumento no consumo de combustível e interferências no sistema eletrônico do veículo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Se houver interferência no sistema eletrônico do carro, é fundamental checar a correta aplicação dos componentes do sistema de ignição, como velas, cabos e bobinas, pois valores de resistência fora das especificações podem causar o problema. Outros fatores a serem analisados incluem a instalação de acessórios eletrônicos, como rastreadores e bloqueadores, além de componentes do próprio veículo, como alternadores, motores que possuem escovas, além do correto aterramento do motor e carroceria. Garantir o uso de peças de qualidade e seguir as recomendações técnicas pode evitar falhas e prejuízos no funcionamento do automóvel.
A compra de um carro usado exige atenção a diversos fatores, especialmente no que diz respeito à saúde do motor e do sistema de ignição. A NGK reforça a importância de contar com profissionais qualificados e utilizar componentes de qualidade para garantir um veículo confiável e seguro. No caso da troca de componentes, a marca fornece velas, bobinas e cabos de ignição de alta qualidade para o aftermarket.