Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, destaca 5 fatos curiosos sobre a parte mecânica dos veículos

Empresa destaca, por exemplo, que programas de eficiência energética criados para redução do consumo de combustível têm incentivado a diminuição da cilindrada dos motores, o uso de motores de três cilindros e a implementação de motores turbo

4 minutos de leitura

A parte mecânica de um veículo, que abrange sistemas de motor, transmissão, suspensão e freios, passa, ao longo do tempo, por diversos avanços e transformações. Com o objetivo de auxiliar motoristas e mecânicos a acompanharem essa evolução, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, apresenta cinco curiosidades a respeito do tema:

1- Todos os veículos vendidos no Brasil devem atender às normas regulamentares de emissões de gases contaminantes;

2- Programas de eficiência energética criados para redução de consumo do combustível têm incentivado a diminuição da cilindrada dos motores, o uso de motores de três cilindros e a implementação de motores turbo;

3- A adoção de transmissões CVT e caixas automáticas com seis a nove marchas está relacionada à eficiência energética, porque permite ao motor operar em rotações mais eficientes e otimizar o consumo;

4- A aplicação de velas de metais nobres, como platina e irídio, e bobinas de alta energia, impulsionou o avanço no sistema de ignição; 

5- A utilização de materiais compósitos (plásticos) resulta na redução do peso dos veículos, o que diminui a energia necessária para acelerar, contribuindo para redução do consumo de combustível.

“Essas mudanças na parte mecânica dos veículos refletem o compromisso da indústria automobilística brasileira de produzir carros mais limpos, eficientes e avançados”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Como fabricante de componentes automotivos, a Niterra se orgulha de fazer parte desse processo de evolução, contribuindo para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado na mobilidade.”

Sinais de atenção

Mesmo com grandes avanços tecnológicos, os motoristas ainda devem ficar atentos a sinais que revelam falhas na parte mecânica do veículo. Pontos como aumento de consumo, perda de rendimento, acendimento de luzes no painel, ruídos, comportamentos anormais e falhas no funcionamento do motor são alguns indicadores de que o sistema não está funcionando adequadamente.

“Como usuários, acabamos negligenciando os sinais e avisos, mas é importante lembrar que devemos conhecer o comportamento do veículo, uma vez que o utilizamos diariamente. Portanto, a responsabilidade pela sua utilização recai sobre nós mesmos”, observa Mori.

Linha de velas especiais de platina e irídio

A Niterra está presente no mercado de reposição brasileiro com uma linha de velas especiais de platina e irídio que melhoram a eficiência da queima da mistura ar/combustível para aperfeiçoar o consumo e reduzir emissões de gases de efeito estufa. 

A empresa também dispõe de bobinas modernas que oferecem alta tensão e energia para otimizar essa queima, além de sensores de oxigênio de alta precisão e confiabilidade que possibilitam um gerenciamento aprimorado da mistura e sensores de temperatura que garantem um controle térmico eficaz do motor.

Fonte: RPMA Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Citroën C4 Cactus conquista o título de SUV compacto mais amado do Brasil no prêmio Os Eleitos da Quatro Rodas

Próximo

Honda abre inscrições para Programa de Trainee 2024

Pular para o conteúdo