Niterra elenca quais são as 6 principais funções dos sensores de velocidade

4 minutos de leitura

Localizados na caixa de transmissão, os sensores de velocidade são dispositivos importantes para a segurança do motorista que oferecem dados precisos sobre a velocidade do veículo. Com o objetivo de esclarecer aos usuários sobre a usabilidade deste componente, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, lista as seis principais funções dos sensores de velocidade.

  1. Precisão no painel de instrumentos: nos carros mais antigos, os sensores de velocidade permitem o envio preciso das informações de velocidade ao painel, eliminando a necessidade de cabos propensos a falhas.
  2. Controle avançado da quilometragem: com funções como TRIP A e TRIP B, os sensores de velocidade possibilitam um controle correto da quilometragem percorrida, permitindo que os condutores zerem a contagem para uma melhor gestão de viagens.
  3. Melhoria na dirigibilidade com sistemas de injeção: em veículos equipados com sistemas de injeção, auxiliam no ajuste do tempo de injeção por carga e velocidade, otimizando a dirigibilidade.
  4. Otimização de transmissões automáticas: em transmissões automáticas, os sensores de velocidade informam ao módulo da transmissão a velocidade instantânea do veículo, possibilitando a seleção adequada das marchas, contribuindo para uma condução suave e eficiente.
  5. Aprimoramento do controle de velocidade com ‘cruise control’: para automóveis equipados com cruise control, conhecido como “piloto automático” no Brasil, os sensores garantem um controle preciso da velocidade, aprimorando ainda mais esse sistema de assistência ao motorista
  6. Auxílio no funcionamento do sistema de freios ABS: nos automóveis mais avançados dotados de sistema de freios ABS, a informação de velocidade é fornecida pelos sensores de velocidade das rodas, também referidos como sensores de ABS, são empregadas para monitorar a velocidade do veículo, o mecânico sempre deve avaliar quais as características corretas de cada sistema.

Cuidados com sensores de velocidade 

Alguns cuidados são essenciais para os sensores de velocidade dos veículos. A variação nos modelos de engrenagens de acionamento do sensor, de acordo com a aplicação e cilindrada do motor, requer a avaliação correta durante o reparo da transmissão. Além disso, é importante considerar o número de pulsos gerados, pois sensores semelhantes externamente podem gerar quantidades diferentes de pulsos, afetando a precisão das informações de velocidade no painel. 

Mesmo com a devida atenção, o motorista deve sempre verificar se o componente está funcionando corretamente. “Quando defeituosos, esses sensores podem causar problemas, como a falta de informação de velocidade e de marcação da quilometragem percorrida. Oficinas especializadas em painéis automotivos podem resolver essas questões”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. 

Em caso de dúvidas sobre a aplicação correta do sensor, os mecânicos podem consultar o catálogo da NGK NTK ou o aplicativo para verificar a aplicação correta. Os sensores de velocidade da NTK, foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado de reposição, oferecem alta tecnologia e contam com ampla rede de distribuição.

Fonte: Balcão Automotivo

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Programa de capacitação do CONAREM conta com mais de 45 mil inscritos por todo país

Próximo

Cofap amplia oferta de tubos de suspensão para motos

Pular para o conteúdo