Nova gestão do Sincopeças-SP impulsiona profissionalização do comércio de autopeças

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Entidade eleva qualificação do comércio de autopeça com a capacitação do
segmento, proporcionando segurança ao comerciante e equipes do balcão e área
administrativa.


Com principal objetivo de trabalhar pelo fortalecimento das empresas do comércio
de peças e acessórios para veículos, a nova Diretoria do Sincopeças-SP tem-se
empenhado em disponibilizar capacitação e qualificação ao profissional do
comércio, seja ele o empresário dono da loja ou o colaborador vendedor de
autopeça, bem como disseminar orientações sobre a importância da manutenção
preventiva dos veículos.


Na visão do presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, o mercado de reposição
está progressivo por conta da demanda de veículos usados – que não para. “O
crescimento continua porque cada veículo novo que sai da fábrica, um mês depois
passa a ser veículo usado. Também a produção de veículos zero km tem sido
menor e isso incrementa o comércio de peças porque o veículo usado passa a ter
maior valor e as pessoas rodam mais”, aponta Carvalho.


Nesse sentido, a revisão periódica, ou manutenção preventiva, é fundamental. “Os
veículos precisam ter essa manutenção porque freio, suspensão, iluminação, não
mandam recado. É preciso realmente cuidar. Normalmente, as empresas
detentoras dos veículos tomam esse cuidado, mas pessoas que trabalham com
veículo próprio por vezes adiam a manutenção. Por isso digo: não façam isso!
Cuidem dos seus veículos, é o seu patrimônio, o seu bem e a sua vida que estão em
jogo”, alerta Carvalho.

No entender do presidente, essa atenção estende-se ao balcão, ao profissional do
comércio, que deve orientar seu cliente, seja consumidor final ou profissional da
reparação, com relação à manutenção preventiva. “O balconista é um vendedor de
peças e tem grande influência junto ao consumidor. Ele é formador de opinião. No
entanto, é preciso cuidado para não transparecer que o vendedor está querendo
empurrar a peça. Essa orientação é básica”, orienta.


Para Carvalho, esse cuidado abrange itens relativos à segurança e à poluição.
“Embora os veículos modernos, de modo geral, não requerem muita manutenção
quanto à poluição, deve-se manter atenção quando as velas desgastam e os óleos
lubrificantes e filtros estão danificados. A manutenção gera economia inclusive no
veículo. É comum a gente ouvir comentários de proprietários dizendo que fizeram
manutenção, trocaram velas e cabos, revisaram ignição eletrônica, bomba de
combustível, filtros etc., e a primeira coisa que aconteceu foi a economia de
combustível. Isso é fundamental na hora da revisão. Tudo isso é importante ser
dito e alertar o consumidor final. Troca de palhetas é outro exemplo. Sempre
ouvimos falar que a pessoa pegou uma chuva e passou apertado porque as
palhetas não tinham sido trocadas e ele não havia feito uma revisão periódica. Por
isso essa orientação é importante”, garante Carvalho.


Peças com procedência de lojas estabelecidas
A nova diretoria do Sincopeças-SP tem levado essa mensagem para os seus
representados e, por extensão, aos clientes das lojas. Heber explica que o objetivo é
atingir dois segmentos, de um lado, o consumidor final, para que ele cobre essa
orientação do seu mecânico ou do vendedor da loja de autopeças, e de outro, as
oficinas mecânicas e o comércio de peças, para que tenham essa visão junto aos
seus profissionais. “Eles têm de saber que a pessoa que está ali, do outro lado do
balcão, não é simplesmente um consumidor, é uma pessoa que tem um veículo e
que precisa ter orientação sobre o uso adequado das peças”, ensina.

Outro detalhe importante, como afirma o presidente, é trabalhar sempre com
peças de qualidade, com procedência, de origem credenciada e com garantia. “É
importante procurar lojas estabelecidas e reconhecidas, tanto físicas quanto na
internet, e sempre buscar essa referência porque tem muita gente vendendo peças
pela internet que não tem credenciamento, não são empresas especializadas, não
têm CNPJ nem emitem nota fiscal”, adverte.


Conforme Carvalho, esse cuidado é fundamental porque são esses instrumentos
que permitem recorrer à garantia. “É preciso nota fiscal ou um documento legal de
origem da compra para ficar tranquilo. No cancelamento de uma venda, no caso de
uma compra de peça que veio errada, se a compra foi feita em uma empresa idônea
é possível negociar, mesmo pela internet. Agora, se comprou de uma empresa que
não tem origem, provavelmente não vai conseguir trocar e vai perder a
mercadoria”, diz.

Aperfeiçoamento profissional e empresarial
Com a publicação da Norma Técnica NBR 16999:21, já disponível no site da ABNT,
o vendedor de autopeças, até então conhecido como balconista, está mais seguro
para atuar, pois é ele que está no balcão, tem conhecimento da peça e do
fornecedor e está em contato direto com o cliente. “Quando ele vende um produto
de qualidade, com certeza da origem, há muito mais tranquilidade para ele, para a
empresa e para o consumidor final”, garante Carvalho.


A Norma ABNT estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de
vendedor de peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados
aspectos, desde atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores,
funcionamento do veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e
acessórios até o conhecimento específicos de códigos de aplicação. Para adquiri-la,
basta acessar o site da ABNT pelo link NBR 16.999:21.

Além dessa profissionalização e capacitação do vendedor, o Sincopeças-SP também
tem se empenhado em levar aperfeiçoamento ao empresário, por meio de
parcerias com o Sebrae e IQA, sempre deixando à disposição das empresas essa
possibilidade de qualificação. “Esses dois parceiros são peças fundamentais para o
desenvolvimento do Sincopeças-SP. Mantemos essas parcerias porque são
entidades objetivas, técnicas, com qualidade e credibilidade para dar qualidade aos
profissionais da área de autopeças”, comenta Carvalho.


Assim, essa nova gestão dá início à elevação da qualificação do comércio de
autopeça, buscando profissionalizar cada vez mais o segmento. O objetivo é dar
segurança a todo comerciante de autopeças que tem uma equipe profissionalizada
tanto no balcão quanto na área administrativa. “É preciso entender que o vendedor
de autopeças é o cartão de visita da empresa e tem que resolver o problema do
cliente, oferecendo a peça correta. Através de treinamentos com o Sebrae, IQA e
outras entidades, o Sincopeças-SP pretende dar essa segurança para o empresário
e o colaborador do comércio de autopeças”, finaliza o presidente.

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