Novembro chegou e junto com ele a campanha Novembro Azul, apoiada pela Dana, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção de cuidar da saúde do homem, inclusive o combate ao câncer de próstata.
O apoio está nos sites da empresa e em suas redes sociais: dana.com.br, spicer.com.br e albarus.com.br e os perfis nas redes Linkedin, Youtube, Facebook e Twitter. Os canais de comunicação da empresa têm o laço azul como manifestação e vídeo para compartilhamento e ampliação do alcance da campanha (link abaixo).
“Atenção e prevenção à saúde do homem nunca é demais e o mês de novembro nos ajuda a lembrar disto. A prevenção sempre é melhor do que a remediação e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, explica Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.
Dentre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, alguns exames precisam ser realizados com frequência, como hemograma, glicemia, colesterol, pressão arterial e exame de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce.
Acomete, geralmente, homens mais velhos, com mais de 65 anos. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio, obesidade e homens da raça negra são fatores de risco e aqueles que estão nestes grupos são os que apresentam maior incidência deste tipo de câncer.
Na fase inicial, a doença não tem sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, na maioria das vezes é porque os tumores já estão em fase avançada: dificuldade ao urinar, vontade de urinar constantemente, dor nos ossos, sangue na urina e/ou no sêmen.
Assista ao vídeo, curta e compartilhe.