As novas exigências no padrão de emissões veiculares, impostas pelo Proconve na forma da norma P-8 (Euro 6), obrigaram a Mercedes-Benz a atualizar toda sua linha caminhões com a tecnologia BluTec 6, exclusiva da marca e já utilizada na Europa. O resultado desse esforço os visitantes da Fenatran poderão conferir no estande da montadora a partir de hoje, montado no Expo São Paulo, na capital paulista.
As mudanças abrangem todas os caminhões Mercedes-Benz, que incluem as famílias Accelo, Atego, Actros e Arocs. Graças à tecnologia BlueTec 6, todos os motores dessas linhas tiveram ganhos de potência e torque além, é claro, de inúmeros aperfeiçoamentos tecnológicos que colaboram para a redução das emissões.
“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da montadora alemã. “Esses benefícios serão especialmente notados nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo. Um fato que que reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.
Em adição a isso, comenta o executivo, a tecnologia BlueTec 6 proporciona uma economia de até 8% no consumo de combustível – caso do novo motor OM 471 de 530 cavalos, o mais potente da marca no mercado brasileiro -, o que colabora para a redução dos custos operacionais. O consumo de óleo lubrificante, por sua vez, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5), garante o fabricante.
Accelo 2023 Euro 6
As novidades da linha 2023 Euro 6 da Mercedes-Benz contemplam de caminhões leves a extrapesados, a começar da família Accelo, cujos modelos ganharam novas denominações. Os leves passam a se chamar Accelo 817 e Accelo, enquanto o médio foi rebatizado de Accelo 1317 6×2. Todos são equipados com o motor OM 924 LA que oferece 163 cavalos de potência, 5% a mais que a versão Euro V, além de um torque de 710Nm. Associado ao engenho, o modelo traz a nova caixa de transmissão Mercedes-Benz G7-70 de 6 velocidades, nas versões automatizada e manual. Junto com uma nova embreagem com auxílio pneumático, que reduz em 45% o esforço do motorista.
A linha Accelo 2023 traz outros aperfeiçoamentos, como o novo espelho auxiliar e frontal de aproximação, uma nova coluna de direção e um novo posicionamento da alavanca do câmbio automatizado. O teto da cabine ganhou um novo revestimento e o painel agora conta com display de 10,4 polegadas, teclas de navegação e controle eletrônico de levantamento do 3º eixo.
O pacote de segurança também recebeu reforços e passa a contar com o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HS). Além de ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
Linha Atego
A família Atego 2023 de caminhões médios, semipesados e extrapesados, igualmente adotou novas denominações. E passa a contemplar os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430) e 3033 8×2 (em substituição ao 3026 e o 3030 8×2). Equipados com o motor OM 926 LA de 6 cilindros, nas novas potências de 260, 286 e 321 cavalos, eles asseguram mais produtividade para o motorista, excelente desempenho e baixo consumo de combustível, que otimizam o TCO do veículo, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
O trem-de-força inclui, ainda, os novos câmbios automatizados PowerShift Advanced G140 de 8 marchas e G211 de 12 marchas, de série nos modelos 6×2 e 8×2. Já os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de 6 marchas e eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.
A cabina e o cockpit, por outro lado, possuem agora um novo volante multifuncional, novo painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e immobilizer com trava integrada aos sistemas de porta e chave. Outra novidade é a partida do veículo por botão, mesma solução utilizada nos caminhões Actros.
Em relação às tecnologias de segurança, a linha Atego 2023 passa a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) nas versões 4×2 e 6×2, luzes de frenagem de emergência (ESS), auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado e piloto automático. E mantém os outros itens de série como ABS, ASR e EBD.
Duas versões de cabine
Contudo, o maior número de atualizações tecnológicas beneficiou a linha Actros de caminhões extrapesados on-road e mix-road. Destaque para a nova cabine Space, versão mais econômica que a Top Space, com uma altura menor, suspensão metálica e painel analógico, para uso em operações de docas ou transporte de veículos. O novo Actros também ganhou entre-eixos mais curtos, de 3.250mm, nas versões 6×2 e 6×4.
Destaque também para o motor OM 471 LA de 530 cavalos ajustado ao padrão Euro 6, que incorporou um novo turbo de consumo otimizado. Aliado ao sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, o engenho alcançou economia de combustível de 8% em comparação com o Actros atual. A linha Actros dispõe ainda do motor OM 460 LA, de 495cv de potência e nova curva de torque otimizada que atinge 1.050rpm.
Completam o trem de força a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, que agora conta com uma seleção de marchas mais precisa, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade. Sem contar o eixo traseiro New Final Drive (NFD) com novos magnetos nos eixos e um melhor gerenciamento da lubrificação interna, que aumentam em 20% a vida útil do óleo lubrificante.
MirrorCam
Apresentada na IAA Transportation 2022, a segunda geração do MirrorCam – equipamento opcional que substitui os espelhos retrovisores do veículo – chega ao Brasil com os novos Actros 2023. O componente ganhou braços mais curtos que facilitam as manobras de ré e reduzem as colisões com objetos no caminho. Para completar, o Actros Top Space sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia em segurança. Além de freio auxiliar retarder e airbag para o motorista, como opcionais.
Por último, a família Arocs de caminhões extrapesados para aplicações off-road passa a incorporar dois novos modelos ao portfólio: o Arocs 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante. Para mover a linha, o Arocs está equipado com o motor OM 460 LA do Arocs, agora com potência de 495 cavalos e a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced.
Opcionalmente, os modelos da linha Arocs 2023 passam a contar com o sistema ESC (Controle de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares, bem como faróis com luzes de LED e airbag.
Fonte: Frota & Cia/José Augusto Ferraz