O serviço de repotencialização de rolamentos da NSK, gerou uma economia de R$ 1,2 milhões para um grande grupo do setor sucroenergético, que necessitava reformar diversos equipamentos rotativos de suas unidades produtivas durante o período de entressafra. A aplicação foi realizada em sete equipamentos rotativos, num total de 29 peças repotencializadas.
Com a necessidade de um serviço de qualidade, garantia técnica e custos reduzidos, o grupo acionou a área de engenharia de aplicações da NSK que, após constatar a inviabilidade da substituição dos rolamentos, devido à ausência de alguns componentes no mercado e ao prazo elevado para disponibilização das peças, apresentou à empresa o serviço de repotencialização dos componentes.
“A solução veio através de um serviço customizado, atendendo exigências técnicas, em prazo adequado, com a otimização de recursos ambientais e financeiros e adicionando valor ao cliente com recomendações relacionadas às aplicações. Com isso, a área de repotencialização de rolamentos da NSK cumpriu exatamente seu propósito”, explica Daniel Almeida, Supervisor de Engenharia de Aplicação da NSK.
As demandas por etanol, bioeletricidade e açúcar, nos mercados interno e externo, continuam em crescimento. Por isso, o desenvolvimento do setor sucroenergético traz ganhos significativos para a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). Neste sentido, a NSK aposta cada vez mais no serviço de repotencialização de rolamentos, oferecido pelo AIP – Programa de Gerenciamento de Ativos, sobretudo, por suas características e pelos impactos que gera, comprovando que é possível haver um equilíbrio entre negócio e sustentabilidade.
A iniciativa proporciona um acréscimo de vida útil a rolamentos que já operaram e apresentam boas condições para serem reutilizados, após procedimentos e processos garantidos pela NSK.