NTK cita três vantagens que o sensor MAP traz para a dirigibilidade

Especialista da empresa justifica a evolução tecnológica desses sensores por conta da ampla utilização em motores com sistemas de injeção eletrônica direta ou indireta

4 minutos de leitura

A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK que é especialista em componentes para sistemas de ignição, destaca os três principais benefícios para a dirigibilidade e economia de combustível de um automóvel oferecidos pelos sensores de Pressão Absoluta do Coletor (MAP). 

  1. Eficiência do motor: os sensores MAP são fundamentais para o sistema de  injeção eletrônica, principalmente para os que trabalham com a estratégia speed density, onde a massa de ar que ingressa no motor é calculada através de informações como pressão absoluta do coletor, e temperatura do ar admitido. Este sistema é amplamente utilizado nos veículos nacionais, por ser altamente confiável e preciso, promovendo uma resposta suave do motor e eficiência na condução.
  2. Redução de consumo de combustível: através das informações fornecidas pelos sensores MAP é possível calcular a quantidade correta de combustível a ser injetada, otimizando o desempenho do motor e reduzindo o consumo de combustível e emissões de poluentes.
  3. Controle da pressão do turbo: em motores turbo alimentados, que atualmente estão presentes nos motores mais modernos, os sensores MAP desempenham um papel crucial no controle preciso da pressão de sobre alimentação, também conhecida como pressão do turbo, garantindo um melhor controle da fase turbo do motor e  um desempenho ideal do motor em todas as condições de condução, além de proporcionar uma maior durabilidade do motor e turbo compressor.

Evoluções tecnológicas dos sensores MAP

Para alcançar um desempenho excepcional nas funcionalidades mencionadas, os sensores MAP têm evoluído significativamente dentro da tecnologia dos sistemas de injeção, podendo possuir sinal analógico, digital ou tipo boost pressure, aplicados aos motores turbo, o que reflete na ampla gama de opções disponíveis atualmente. Neste contexto, a indústria automotiva concentra seus esforços na minimização da poluição ambiental e na maximização da eficiência energética, que está intimamente ligada ao consumo de combustível.

“A proliferação de motores turbo alimentados é uma realidade contemporânea, exigindo que os sensores estejam à altura desses novos padrões. Portanto, a qualidade, precisão e aplicação adequada dos sensores são aspectos de importância crítica na engenharia automotiva atual”, afirma Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra.

Os sensores MAP da marca NTK foram desenvolvidos para atender às exigências dos principais veículos encontrados no mercado brasileiro. Esta linha de produtos é especialmente dedicada a suprir a demanda por peças automotivas de alta qualidade, destinadas ao mercado de reposição. Além dos sensores MAP, a NTK fornece uma ampla variedade de sensores para o sistema de injeção que contribuem com a experiência de direção dos motoristas.

Fonte: RPMA Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Consórcio: estratégia para o avanço sustentável do agronegócio brasileiro

Próximo

Auto Avaliar lança sistema baseado em IA para avaliar veículos elétricos