NTK orienta passos essenciais na manutenção do carro para proteção do calor excessivo

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  • Sensores MAP e CTS são grandes aliados dos motoristas quando se trata de evitar problemas para o motor

O verão em países como o Brasil normalmente é acompanhado de altas temperaturas. Para garantir que o carro não seja prejudicado por conta do calor excessivo, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é especialista em componentes para sistemas de ignição, dá orientações para a manutenção preventiva que leva em consideração os impactos da temperatura no veículo.

1- Troca periódica do fluido de arrefecimento e limpeza do sistema: este passo deve ser realizado conforme as especificações do fabricante para cada veículo, acúmulo de sujeira e resíduos dificultam a troca térmica (troca de calor).

2- Inspecionar mangueiras e conexões: a atitude tem como objetivo identificar possíveis desgastes ou rachaduras e principalmente vazamentos no sistema, que comprometam o funcionamento do motor.

3- Atenção especial: a verificação do radiador, do ventilador, da bomba d’água e válvula termostática são ainda mais importantes quando se trata de dias quentes, radiadores podem apresentar vazamentos, bomba d’água, além do vazamento pode apresentar ruídos e dificuldade para circular o fluido, já o eletro ventilador (ventoinha) pode não estar funcionando ou com baixo desempenho, válvulas termostáticas devem permitir a circulação do fluido ao atingir uma determinada temperatura, verifique o seu correto funcionamento.

4- Monitorar o painel do veículo: a identificação de sinais de superaquecimento, como o acendimento da luz de temperatura ou ponteiro de temperatura pode prevenir que o problema se torne mais grave e comprometa a funcionalidade do sistema em questão, gerando danos graves ao motor.

5- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (CTS): ele é o responsável por informar a temperatura do líquido de arrefecimento, depósitos de resíduo, vazamentos e imprecisão na leitura podem afetar o sensor, sendo necessária a sua substituição.

6- Sistema de climatização: muitos veículos possuem sistemas de climatização, ele utiliza o fluido de arrefecimento que circula em um pequeno radiador dentro do painel, é muito importante verificar se não há vazamentos ou entupimento que dificultem a circulação do fluido.

Impactos no sistema de injeção de combustível

O sistema de injeção de combustível desempenha uma função primordial neste cenário. Ele utiliza sensores específicos, para medir as condições do ar admitido no motor. Enquanto o Sensor de Temperatura do Motor (CTS) mede a temperatura do fluido de arrefecimento, contribuindo para ajustes no funcionamento do motor e controle térmico (temperatura), o Sensor de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão (MAP) avalia a pressão e, em alguns casos, a temperatura do ar de admissão, permitindo ao módulo de injeção ajustar a injeção de combustível e o ponto de ignição, protegendo o motor contra danos. A partir dessas informações, o sistema realiza ajustes precisos do tempo de injeção de combustível e do ponto de ignição, assegurando um funcionamento eficiente e seguro.

“Manter a manutenção do veículo em dia é a principal recomendação para os motoristas durante os dias mais quentes”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Caso sejam identificados sinais de irregularidades, como aumento na temperatura do motor, luzes de alerta acesas no painel ou ruídos anormais, é imprescindível buscar o auxílio de um mecânico de confiança.”

O especialista também destaca como os veículos modernos incorporam diversas estratégias tecnológicas para proteger o motor, muitas vezes desconhecidas pelo público devido à sua complexidade. Por isso, a NTK reforça a importância de observar o funcionamento do motor e, em caso de dúvidas, procurar profissionais especializados.

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