Digitalização está presente em produtos e ferramentas de gestão das empresas
Oficinas mecânicas e de reparação automotiva são negócios como qualquer outro e precisam de uma boa gestão para conseguir os resultados desejados. Com o avanço tecnológico nos carros, que estão cada vez mais inteligentes e computadorizados, as oficinas também precisam aprimorar sua gestão.
A consultora de negócio, Christiane Bove diz que, com o carro mais moderno e avançado, o profissional tem que acompanhar essa evolução, e a oficina que oferecia uma mão de obra que fingia saber das coisas não vai mais conseguir lidar com os carros novos. “A gestão da oficina precisa se aprimorar junto com seu profissional. Quem não fizer isso vai morrer aos poucos e sem perceber”, analisa Bove. “Ou ele foca e se profissionaliza, aprende, pra fazer uma gestão melhor, mais econômica, mais eficaz, ou ele está morto”, completa.
Uma oficina com gestão eficiente tem processos internos organizados para otimização do tempo. A capacitação do funcionário, como alerta Bove, também é essencial para uma boa administração, além do uso da tecnologia como ferramenta. Nem é preciso dizer que é primordial, além de oferecer serviços diferenciados da concorrência, ter um bom relacionamento com o cliente para fidelizá-lo como sua oficina de confiança.
Oficinas ecologicamente responsáveis, com descarte correto de resíduos, são muito bem vistas pelo mercado – e meio ambiente também. Prazos e preços competitivos fazem toda a diferença em uma oficina, assim como seus fornecedores de confiança, que são estrategicamente importantes na hora de disponibilizar componentes rapidamente, sem deixar a oficina “na mão”. Por isso o estoque também precisa ser bem monitorado, com quantidades seguras e não excessivas. E claro, a gestão da oficina precisa acompanhar toda essa modernização e se digitalizar. Para isso, além de investir no marketing offline, é questão de sobrevivência contar com o marketing online para a divulgação de seu negócio. Sites e redes sociais são ferramentas poderosas e obrigatórias. Como diz a consultora Christiane Bove, “Se você não é profissional, o seu cliente é”.