O que a presença de ferrugem no líquido do reservatório do seu carro pode indicar

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Se você tem carro, já sabe o quanto é importante ficar atento aos sinais que ele dá quando algo não está certo. E, um desses sinais é a presença de ferrugem no reservatório de água do motor.

A presença da ferrugem é algo no qual você deve ficar atento. A especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, alerta para o que essa ferrugem pode significar.  Segundo ela, isso pode trazer problemas para o sistema de arrefecimento do veículo.

“Essa ferrugem que aparece no reservatório de água, indica a oxidação no selo do bloco e a falta de utilização do aditivo recomendado no manual do veículo”, afirma Luciana. O selo do bloco do motor é responsável por garantir que não haja vazamentos, permitindo que ele funcione perfeitamente.

Segundo Luciana, quando essa ferrugem aparece no reservatório, é possível que outras peças do sistema também estejam comprometidas, como a bomba d’água, mangueiras e tubos.

O que causa a oxidação

De acordo com a especialista, o uso de água de torneira para completar o reservatório é a principal causa de oxidação. “Usar de água de torneira no sistema de arrefecimento, pode levar à oxidação do selo do bloco, fazendo com que apareça ferrugem no reservatório. A água de torneira não possui os aditivos necessários para proteger o selo do bloco, a bomba d’água, o tubo e as mangueiras contra a corrosão.” Diz Luciana.

Dicas para prevenir problemas com o sistema de arrefecimento

Luciana deu algumas dicas para você evitar dores de cabeça e preservar a vida útil do motor do seu carro.

Evite completar a água nos postos de combustível: quando o motor está quente, a água não está no nível ideal, pois estará sendo utilizada para refrigerar o motor, ocupando o espaço na bomba d’água, nas mangueiras, no tubo e na válvula termostática. Além disso, abrir o reservatório quente, pode fazer com que ele dilate, causando danos a sua estrutura e resultando em possíveis prejuízos ao veículo.

Manutenção preventiva: A conferência do sistema de arrefecimento deve ser realizada a cada 20.000 km, e se necessário, faça a limpeza e substituição do aditivo conforme as orientações do manual do veículo. Ignorar essa manutenção pode levar ao superaquecimento do motor, acarretando danos graves como a perda do cabeçote ou do próprio motor, o que pode resultar em um custoso processo de retífica.

Use aditivos: sempre complete o reservatório do seu veículo com água desmineralizada e o aditivo recomendado pelo manual do seu carro.

Luciana finaliza dizendo que a utilização da água de torneira e a realização inadequada da manutenção preventiva, são fatores que colocam em risco o desempenho e a vida útil do motor. “A recomendação é seguir as orientações do manual do carro, e realizar a manutenção adequada do sistema de arrefecimento em oficinas de confiança, para garantir a segurança e a durabilidade do veículo.” Complementou Luciana.

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