O Sindirepa realiza periodicamente enquetes junto as oficinas independentes para entender o tema do desabastecimento de autopeças, que podem ser de ordem sazonais a exemplo do ocorrido no período da pandemia, ou agora em função da catástrofe no Rio Grande do Sul, mas também podem ser de ordem de gestão de estoques ou mesmo para priorização da rede de concessionários, o que deixa as oficinas em situação muito delicada.
Temos notado já a algum tempo o desabastecimento de autopeças dos veículos da marca FORD, cujo parque estimado pela entidade é da ordem de mais de 4 milhões de unidades, quantidade considerável que circula no mercado brasileiro após o fechamento das unidades fabris em nosso país, que se transformou em marca importadora.
O último levantamento realizado em maio/24 sinalizou que 85,7% das oficinas estão encontrando dificuldades em encontrar autopeças da marca FORD, o que acendeu uma luz vermelha sobre a preocupação da marca no atendimento a maior rede de oficinas do país que é a rede independente, isto por que 42,9% das oficinas se valem do acesso ao conteúdo técnico disponibilizado pela marca, comprovando sua preocupação no atendimento aos clientes proprietários de veículos FORD.
A entidade manifestará ofício a marca solicitando esclarecimentos sobre o que está ocorrendo e se ainda manterá o relacionamento que já teve no passado, chegando até a criar um prêmio do melhor reparador Motorcraft, mas que desde sua mudança de operação no país não tem demonstrado o mesmo entusiasmo e proximidade.
Em geral as montadoras e principalmente as importadoras não têm criado nada dedicado ao universo de mais de 100 oficinas no país, e mantém a anos o mesmo formato de sites com conteúdos técnicos de veículos com baixa tecnologia, não apresentando qualquer modelo de acesso a diagnósticos e conectividade a exemplo do mercado europeu e norte-americano. Situação similar convivem nossos parceiros da Argentina e Uruguai.
Fonte: Sindirepa Brasil