Especialista dá duas fórmulas fáceis e eficazes para um bom planejamento nos negócios
Este ano de 2020 foi para lá de atípico. Pandemia, crise, lockdown, distanciamento social, muitas empresas enfrentando desafios, outras aproveitando oportunidades e 2021 ainda é um ano incerto. A única certeza é que precisa ser melhor do que 2021. Por isso, conversamos com a consultora de negócios, Christiane Bove, para saber como fazer um bom planejamento para o ano que chega.
Primeiramente, antes de um bom planejamento, é necessário fazer o SWOT. E o que é isso? A Matriz SWOT avalia a empresa, analisando forças e fraquezas e levando em consideração os fatores internos e externos da organização. Desta forma, ela consegue se posicionar estrategicamente no mercado, capitalizar todo o seu potencial e solucionar problemas. A colaboração de todos ajuda demais.
“É importante bastante gente da empresa participar. Até uma pesquisa entre clientes e fornecedores vai bem para ter tudo muito bem detalhado”, explica Bove. Desta forma, são identificados as oportunidades e os desafios do negócio.
Após esta etapa, onde as oportunidades foram identificadas, é importante entender as metas do trimestre (ou semestre ou ano), e montar um planejamento. Para isso, o ideal é usar o OKR – Objectives and Key Result. Por meio do OKR são definidos e compartilhados os objetivos estratégicos para toda a empresa. Essa metodologia consiste, basicamente, em entender detalhadamente o cenário de sua empresa, interna e externamente (baseada no swot).
Depois, é definido o propósito, ou seja, onde quer que a empresa esteja daqui 5 ou 10 anos. Com objetivo ou propósito traçado é preciso definir e priorizar as intenções estratégicas. Por exemplo, se a conversão de propostas comerciais em venda é baixa, as ações devem ser para amenizar o problema, ou seja “treinar a equipe comercial”. Resumindo, é a hora de levantar as estratégias para melhorar o que não está bom e potencializar o que já está indo bem. Então, o próximo passo é definir os objetivos e resultados-chave para o período definido (seja trimestre, semestre ou ano).
Depois disso é MÃOS À OBRA e desdobrar a estratégia da empresa em ações claras para todos os colaboradores e funcionários. Nesta etapa, um aliado é usar os conceitos de gamificação (prática de aplicar mecânicas de jogos).
Mas isso fica para uma próxima matéria.
É essencial incluir em seu planejamento estratégias de marketing digital para deixar o cliente sempre próximo ao negócio. Para isso, conte com toda a experiência e criatividade da Insight Comunicação. 2021 será um ano de
sucesso!