O setor de autos e leves vendeu nos primeiros 10 dias de junho 59.146 unidades, esse volume representa um crescimento em relação ao mês anterior de 14,75%.
O mês carregou na primeira semana, parte dos emplacamentos pendentes do último dia de maio, que ficaram represados em função do feriado prolongado.
Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, o setor anota um crescimento de 69%, mas é preciso relembrar que em junho de 2023 tivemos a edição da MP1175, que acabou represando emplacamentos até que os trâmites fiscais fossem ajustados pelas montadoras.
As vendas no varejo estão participando com 52% e o atacado 48%, os indicadores seguem a tendência já apontada no ano anterior.
Os veículos de novas energias venderam até o dia dez 3.984 unidades, sendo 1.505 elétricos, 1.182 PHEV, 883 HEV e 414 híbridos leves.
O modelo híbrido mais vendido no 1.º decêndio foi o GWM/Haval 6 com 541 unidades e o modelo elétrico mais vendido na parcial é o BYD/Dolphin Mini com 508 registros.
A tendência é um forte crescimento no volume de vendas de elétricos e híbridos na segunda quinzena, em função do aumento de impostos programado para o mês de julho, lembrando que a origem do imposto de importação é no desembaraço aduaneiro, muitas montadoras fizeram grandes volumes de importação para garantir a alíquota atual.
A liderança na ranking geral de vendas segue com a Fiat, a marca registra um crescimento de 4,95% em relação ao mês anterior.
Na segunda posição da parcial temos a GM com 8.738 unidades, anotando um crescimento de 22,67% em relação ao mês de maio.
Fecha o trio da parcial a VW com 8.185 emplacamentos, a marca registra um crescimento de 7,44%.
No ranking de modelos a liderança nesse início de mês é do Hyundai/HB20 com 4.498 vendas, seguido pelo VW/Polo com 2.625 unidades e fecha o trio da parcial o GM/Onix.
Os emplacamentos em junho devem superar a barreira das 200 mil unidades, outras análises serão feitas durante a semana.
Comentários e sugestões são sempre bem recebidos, se gostou compartilhe.
Desejo uma ótima semana para todos.