Nos primeiros 10 dias do mês de agosto, o setor de automóveis e comerciais leves vendeu 45.773 veículos, anotando uma queda em relação ao mês anterior de 3,08%. Quando comparamos com o mesmo período do ano anterior a parcial do mês registra um recuo de 0,76%.
A produção no mês de julho de automóveis e comerciais leves foi de 147.222 unidades, o pior resultado do ano, parcialmente justificado pela paralisação de muitas linhas de produção pela crise dos semicondutores.
A queda nas vendas nos primeiros 10 dias de agosto tem como principal justificativa os baixos volumes de estoques de concessionárias e montadoras, o mês anterior encerrou com disponibilidade de estoques para atender a apenas 15 dias de vendas (85.100 veículos).
Além dos problemas com os semicondutores, o setor sofre com a elevação dos custos, conforme relatório divulgado pela Anfavea nos últimos 12 meses, as resinas aumentaram 109,8%, borracha 16,90%, plástico 43,3%, aço 84,5%, até o mês de junho as montadoras já haviam elevado em média o preço de seus veículos em 8,30% (Base estudos realizados pela KBB).
No ranking de marcas do mês a liderança permanece com folga com a Fiat, os italianos encerram julho com seus três principais modelos entre os mais vendidos e fecha o 1º decêndio com dobradinha com Argos em 1º e Strada em 2º. No acumulado do ano as vendas totalizam 278.179 veículos, anotando um crescimento de 96,18% em relação ao ano anterior.
Na segunda posição temos o retorno da VW, mas as dificuldades com a produção devem continuar afetando o desempenho da marca alemã. O seu principal modelo de vendas o VW/Gol está na 21º posição na parcial do mês, no acumulado o modelo está na nona colocação, destaque para o bom desempenho do T-Cross que está na 7ª posição na parcial.
Na terceira posição temos a japonesa Toyota, o SUV Corolla Cross segue surpreendendo em vendas e ocupa a 8ª posição no ranking geral de modelos, o Toyoya Hilux é o décimo primeiro mais vendido e o Sedan Corolla o 12º, sendo líder absoluto em sua categoria.
A Hyundai que ficou com sua produção parcialmente parada no mês de julho está na quarta posição na parcial, o crescimento de 27% em relação ao mês anterior indicam que a marca coreana conseguiu acelerar as entregas nesses primeiros 10 dias, seu principal modelo de vendas está na terceira posição no ranking geral do mês.
A GM cai para a nona posição na parcial do mês, a produção do Onix e Onix Plus retornará dia 16 de agosto e a produção do Onix Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, tem o retorno agendado para 26 de agosto, portando não será um mês fácil para a marca americana.
A Renault por conta da falta dos semicondutores ampliou a paralisação da fábrica que está parada desde o dia 29 por mais 15 dias, devendo retornar apenas do próximo dia 27 de agosto.
No acumulado as vendas totalizam 1.214.841 unidades, registrando um crescimento em relação ao ano anterior de 24,92%