Parcial de automóveis e comerciais leves – base 15/12/2024

4 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante

O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até o dia 15 de dezembro 115.857 unidades, as vendas estão estáveis em relação ao mês anterior e registram crescimento de 9,33% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
A média diária de vendas é de 11.588 unidades, os dados atuais projetam vendas entre 250 mil até 257 mil unidades.
A modalidade de vendas diretas fechou a parcial com uma participação de 51% com vendas e o varejo 49%, as locadoras devem intensificar as compras nessa semana o que tende a inflar os números do atacado.
As vendas de novas energias fecharam a parcial com 9.900 unidades, o que representa um crescimento de 43% e uma participação de 8,59%, a maior já registrada em todo o ciclo.
No ranking de marcas a Fiat já garante antecipadamente a liderança do ano de 2024, fechando um ciclo de 4 anos consecutivos na primeira posição. Suas vendas parciais são de 24.586 unidades, no acumulado a marca já vendeu 495.715 veículos e abre uma vantagem de mais de 100 mil veículos para o segundo colocado.
A VW também garante antecipadamente a vice liderança anual, com vendas totais de 381.446 unidades, na quinzena a VW vendeu 21.387 veículos, registrando um crescimento de 8,73%.
Fecha o trio a GM com vendas mensais de 14.921 veículos, o que representa uma queda de 9,92% ante o mês anterior, no acumulado à marca segue na terceira posição com 297.363 veículos.
A quinzena tem dois destaques positivos, a Renault que registra um crescimento de 79% em relação ao mês anterior e a BYD que anota um crescimento de 61%, ficando na 7.ª posição da quinzena, a frente da Jeep, Honda e Nissan.
O ano vai fechar com recorde de vendas internas de veículos importados, superando inclusive todo o ciclo do Mercosul, o déficit da balança comercial também será o maior já registrado pelo setor.
O ano foi de superação, com crescimento da rede, chegada de novos investimentos, anúncio de novas fábricas e um crescimento da fatia dos veículos de novas energias.
No acumulado já foram vendidos 2.356.975 veículos, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, no início do ano a projeção era de 7% de aumento nas vendas.
No ranking de modelos o VW/Polo lidera com 6.978 unidades, seguido pela Fiat/Strada com 6.741 e fecha o trio o T-Cross com 4.844 veículos.
Temos vários destaques no Ranking de modelos, a 7.ª posição do Renault/Kwid, 16.ª do BYD/Song, ficando a frente de SUvs tradicionais como o Honda/HRV, a consolidação da liderança da Pick-up média Hilux com 47.659 unidades acumuladas e caminhando para o maior volume de vendas do modelo desde o seu lançamento no Brasil.
Espero que tenham gostado da parcial, mas calma que estamos apenas na metade do mês e dezembro é sempre cheio de fortes emoções.

Pré-visualização da imagem

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Vendas de veículos elétricos e híbridas crescem 43% na primeira quinzena de dezembro

Pular para o conteúdo