Parcial de vendas de automóveis e comerciais leves – Base 09.09.2024

3 minutos de leitura

Depois dos excelentes resultados de agosto, ficamos com expectativas do comportamento do mercado no mês de setembro, a primeira parcial surpreende positivamente.

Nos primeiros nove dias do mês foram vendidos 58.572 unidades, esse volume representa um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, quando comparamos com o mês de agosto as vendas anotam um crescimento de 3,25%.

O início do mês segue a tendência de agosto e tem a modalidade de vendas diretas com uma participação de 50,49% e o varejo 49,49%.

Sem grandes movimentos de aumento de produção, devemos seguir o mês com muitos modelos em lista de espera, principalmente de marcas de volume.

Ainda não apuramos os dados do segmento de novas energias, mas apenas analisando as três marcas que tem maior participação de eletrificados, constatamos que apenas a BYD está registrando crescimento em relação ao mês anterior, amanhã publicamos uma análise mais detalhada.

As marcas Premium estão registrando nesse início de mês uma queda de 50% em relação ao mês anterior, BMW recua 29,78%, Volvo recua 50,67%, Mini cai 70,83%, Mercedes-Benz -10,79%, Jaguar -50%. Registram crescimento apenas Audi, Porsche e Land Rover.

No caso da BMW e Mini, as marcas estão em processo de recall que envolve mundialmente mais de 1,5 milhões de automóveis, veículos já vendidos seguem em estoque aguardando peças para a devida correção, o que deve postergar entregas, caso o veículo já tenha sido entregue o consumidor deve consultar o site da montadora, onde constam todos os recalls ativos.

As marcas de volume com exceção da GM estão apresentando crescimento significativo em relação ao mês anterior, 89% das vendas do mês estão concentradas em 10 montadoras, no acumulado essa concentração é de 87%.

No ranking de marcas a FIAT segue na liderança com vendas parciais de 12.672 unidades, volume 16,58% acima do realizado em 2023 e 2,81% acima do mês de agosto. Suas vendas acumuladas são de 333.246 unidades, abrindo uma vantagem de 82.763 veículos para o segundo colocado.

VW está na segunda posição com vendas parciais de 9.001 veículos e vendas acumuladas de 250.483 unidades, registrando crescimento de 16% em relação ao ano anterior.

GM fecha o trio com vendas parciais de 7.466, volume 3.48% abaixo de agosto, no acumulado a marca já emplacou 202.744 unidades, registrando queda de 5,41% ante o ano de 2023.

No ranking de modelos a liderança é da Fiat/Strada com 3.997 unidades vendidas na parcial de 91.208 no acumulado.

Outras análises serão feitas durante a semana, o mês tem um ótimo começo, mas tem que um dia útil a menos, portando precisa continuar acelerando.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

TEXA do Brasil marca presença na Automechanika Frankfurt 2024

Próximo

Vendas de elétricos e híbridos fechamento do 1.º decêndio de setembro