Parlamentares continuam tentando beneficiar as multinacionais de veículos com isenção de impostos, enquanto as oficinas lutam para pagar o Pronampe

//
1 minuto de leitura

O Projeto de Lei 1132/19 estende de 2020 para 2025 o prazo para que montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste contem com o crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os veículos produzidos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta foi apresentada pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO) e altera a Lei 9.826/99, que trata de incentivos fiscais para montadoras de veículos que instalarem fábricas fora do eixo Sul-Sudeste.

O crédito presumido é um desconto de 32% sobre o IPI devido. Esse valor “economizado” deve ser usado no pagamento das contribuições à seguridade social (PIS e COFINS). O benefício fiscal é condicionado à realização de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região.

Se o projeto for aprovado, será a quarta mudança na data final de uso do crédito presumido. Incialmente, a Lei 9.826/99 previa o incentivo até 2010. Posteriormente, o prazo foi estendido para os anos de 2015 e 2020, que vigora atualmente.

Segundo o parlamentar Glaustin Fokus, o adiamento é importante para assegurar a competividade das indústrias automotivas instaladas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas esquecem o setor da reparação de veículos como grande gerador de emprego e renda em todas estas regiões.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

A Guarda Civil inicia campanha de fiscalizações às oficinas da Espanha, com atenção especial para o tratamento de resíduos tóxicos e perigosos

Próximo

Projeto torna obrigatória coleta e destinação final de vidro automotivo – oficina de reparos de colisão devem ficar atentas

Pular para o conteúdo