A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, facilita o dia a dia dos profissionais da reparação com um guia completo para a troca do retentor traseiro do virabrequim do Volkswagen Gol G5 (5200T). O passo a passo detalhado, disponível no canal da empresa no YouTube, garante um serviço preciso, eficiente e com a qualidade da marca.
Na primeira parte, o vídeo mostra detalhadamente o passo a passo da desmontagem das peças do motor, como a bateria, o escoamento do óleo do câmbio, a remoção das mangas de eixo, inclinação do motor, retirada da caixa de câmbio e do volante da embreagem. Todo o procedimento permite ao reparador ter acesso à peça que será substituída.
Em seguida, há a demonstração para realizar a troca da peça, orientando também sobre as ferramentas necessárias para o procedimento. Por fim, o vídeo mostra a montagem da peça nova e os cuidados para evitar danos. “Buscamos mostrar detalhadamente todo o processo de substituição do retentor traseiro do virabrequim, reforçando a maneira correta dessa manutenção para que ocorra de forma segura, eficiente e garanta a integridade de todo o sistema. Soma-se a isso o fato de oferecemos aos reparadores toda nossa expertise, com soluções completas para contribuir com o dia a dia deles”, explica Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.
Confira as principais etapas da troca do retentor traseiro do virabrequim do VW Gol G5:
Fase 1 – para ter acesso ao retentor
– Remova a bateria desligada do motor do veículo;
– Escoe o óleo do câmbio;
– Solte as mangas de eixo, incline o motor, retire a caixa de câmbio e o volante da embreagem.
Fase 2 – orientações para a correta troca do retentor
– Retire os parafusos que fixam a flange e com o auxílio rosqueie três parafusos de 6 mm contra a face do bloco do motor para retirar o retentor;
– Retire a cola localizada no flange do cárter para não prejudicar o funcionamento do novo retentor;
– Com um pano seco, efetue a limpeza no virabrequim e na face do bloco do motor para evitar a contaminação e garantir perfeita vedação do retentor;
– Retire o sensor do retentor a ser substituído para que seja usado no novo retentor.
Na sequência, monte o novo retentor. Não efetue a pré-lubrificação:
– Instale o sensor no retentor. Não é necessário o uso de cola. Isso pode provocar contaminação e vazamento de óleo;
– Utilize três parafusos de 6 mm sem cabeça como guia para a montagem e para garantir um perfeito alinhamento do retentor durante o procedimento;
– Nunca retirar a luva antes da instalação. A sua função é servir como guia de montagem e proteção do teflon de vedação;
– Coloque o retentor nos parafusos guias. Com as mãos, empurre-os contra a face do bloco do motor. A roda fônica e a luva plástica irão se destacar automaticamente;
– Descarte a luva protetora, retire os parafusos guia, coloque e fixe os parafusos de cabeça sextavada, e fixe a flange do retentor;
– Use a ferramenta raven 111050 para o posicionamento correto da roda fônica no motor. Para isso, posicione o parafuso da ferramenta na posição de cada furo do G5;
– Aplique uma fina camada de graxa na superfície da ferramenta para garantir um melhor contato com a roda fônica, dificultando o deslocamento da roda fônica no momento da montagem;
– Coloque o furo existente na roda fônica na referência de montagem da ferramenta aplicadora;
– Posicione os pinos de latão indicados na ferramenta nos furos existentes no eixo do virabrequim;
– Aperte os parafusos de forma alternada, aplicando meia volta em cada um deles. Dessa forma, evita o risco de deslocamento e amassamento da roda fônica;
– Solte os parafusos e retire a ferramenta. Assim, estará concluída a montagem do novo retentor traseiro do virabrequim no VW Gol G5.
Para assistir o vídeo na íntegra, clique aqui.
Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).