Pioneira do EPB – Freio de Estacionamento Elétrico, ZF ultrapassa 200 milhões de unidades produzidas

• A ZF foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia EPB - Electric Park Brake ou Freio de Estacionamento Elétrico e a primeira empresa a produzir 200 milhões de unidades do componente no mundo • A ZF é líder mundial em sistemas de freio de estacionamento, com produção de mais de 500 milhões de freios de estacionamento integrados • Tecnologia EPB iniciou a tendência de eletrificação dos sistemas de frenagem e é precursora dos sistemas completos de freio a fio Koblenz, Alemanha. A ZF, líder mundial em sistemas de freios produziu sua unidade EPB - Electric Park Brake ou Freio de Estacionamento Elétrico de número 200 milhões e foi a primeira empresa no mundo a atingir esse marco. A invenção do freio motor on-caliper EPB ocorreu há mais de 20 anos. Hoje o EPB da ZF está em sua sexta geração e se traduz na verdadeira personificação de um sistema mecânico inteligente. O Grupo também produziu mais de 500 milhões de suas primeiras unidades de freio de estacionamento integrado (IPB) do mercado. O IPB incorpora um mecanismo de freio de estacionamento totalmente integrado na pinça traseira e preparou o terreno para a introdução do EPB.

3 minutos de leitura

O EPB é notável em sua capacidade de oferecer benefícios como maior economia de combustível devido à redução de peso no sistema de freios. É um excelente exemplo da eletrificação de sistemas mecânicos, permitindo a integração e funções avançadas quando combinado com outros sistemas de veículos, além de ter sido o primeiro passo importante para a eletrificação dos sistemas de frenagem. A tecnologia também ajuda a aumentar a segurança do motorista, permitindo paradas de emergência antibloqueio de duas rodas com total e conveniência e conforto ao motorista, pois o sistema é ativado pelo toque de um botão.

Além de fornecer a funcionalidade do freio de estacionamento, o EPB é uma parte totalmente integrada do sistema de freio com recursos como atuação dinâmica, detecção de desgaste das pastilhas de freio e oferece degradação reduzida associada a sistemas mecânicos.

Manfred Meyer, vice-presidente sênior de Segurança Ativa da ZF, comentou: “O EPB é uma grande história de sucesso e hoje reconhecemos os engenheiros, projetistas e funcionários que produzem essa tecnologia em todo o mundo, incluindo Europa, Américas e Ásia. O EPB é um testemunho da busca incansável pela inovação. A ZF já era líder global no mercado de freios de fundação no início dos anos 2000, mas procurou transformar uma função de freio de serviço puramente mecânico em muito mais. Hoje, a tecnologia é apresentada em muitos dos veículos mais populares do mundo, desde carros de passeio até picapes e veículos utilitários esportivos”.

A ZF oferece uma variedade de soluções de freio de estacionamento, incluindo o freio de estacionamento integrado até sistemas EPB completos, incluindo EPB padrão, EPBi, que elimina a necessidade de uma Unidade de Controle Eletrônico – ECU separada, pois está integrada ao sistema de controle eletrônico de estabilidade e EPB para eixos dianteiros, que é mais adequado para segmentos de veículos menores.

“À medida que avançamos para níveis cada vez mais altos de segurança avançada, direção automatizada e eletrificação de veículos, os sistemas de frenagem desempenharão um papel fundamental para ajudar a cumprir os regulamentos, habilitar novas funções e fornecer recuperação regenerativa de energia de frenagem. Isso requer níveis mais altos de integração com outros sistemas de bordo e maior grau de controle do veículo. Sistemas como o freio de estacionamento elétrico e os sistemas de controle de freio integrado da ZF terão maior aplicabilidade do que nunca”, concluiu Meyer.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Segurança: o que você precisa saber antes de carregar um carro elétrico em casa?

Próximo

Motorservice destaca estrutura e características dos pistões

Pular para o conteúdo