Pirelli: a importância da revisão do carro antes de cair na estrada

6 minutos de leitura

Férias de fim de ano se aproximando e aquela velha recomendação, que nunca fica velha, sempre vem à tona. Antes de pegar a estrada, é importante revisar o carro, os pneus e assim evitar que qualquer problema possa estragar as celebrações do Ano-Novo. Para isso, a Pirelli traz uma nova experiência em serviços automotivos, com o que há de mais moderno em cuidados para o carro e uma grande gama de pneus Pirelli à pronta entrega: os Pirelli Performance Center.  Em parceria com a Campneus, os Centros Automotivos da Pirelli estão presentes em mais de 90 munícipios e 17 estados do Brasil.

Para viajar em total segurança, nós recomendamos a visita a um Pirelli Performance Center com o objetivo de entender qual a condição geral de seu veículo. É necessário observar aspectos como a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e a estabilidade do automóvel em curvas. Vale também uma atenção especial ao estado geral dos pneus, e para te ajudar nessa verificação há o indicador do TWI.

“O TWI é o indicador de vida útil do pneu. Ele revela o desgaste apresentado pelo equipamento e, se estiver no mesmo nível da banda de rodagem, ou até bem próximo, é hora de efetuar a troca do conjunto de pneus. E como a Pirelli sempre recomenda, caso precise trocar o pneu, é importante tomar o cuidado de comprar um modelo nas mesmas medidas e dimensões originais do veículo”, explica Roberto Falkenstein, consultor da área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina.

Existem pontos do TWI – sinalizados na lateral do pneu – que indicam o quão desgastado o pneu está. Quanto maior o desgaste, mais o pneu perde sua capacidade de drenar água, além de, por ter menos borracha, ficar mais suscetível a furos e avarias. Para garantir a máxima vida útil do produto, é fundamental seguir algumas linhas de recomendações. Assim, seu pneu irá durar mais e prover mais segurança para você e sua família. 

Uma recomendação da Pirelli é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km. Entretanto, se você notar vibrações na direção, assim como tendências direcionais adversas do veículo, consulte imediatamente um especialista. A quilometragem pode ser reduzida para 5.000 km se o veículo for usado constantemente em condições mais severas ou com a calibragem inadequada.  É necessário cuidado ao passar por cima de buracos ou outros obstáculos, já que os pneus podem ser danificados no impacto, assim como as rodas e a suspensão.

Outro item fundamental a se observar é a calibragem de pneus. Deve-se seguir as orientações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo – e muitas vezes na porta dos carros. É recomendado fazer essa verificação uma vez por semana, sempre com os pneus frios, e não esquecer do estepe. Também deve-se ficar atento às alterações necessárias na calibragem quando o veículo estiver muito carregado, uma situação comum em viagens com a família e com muitas malas no bagageiro.

Por último, mas não menos importante, a Pirelli indica que o proprietário do veículo faça o rodízio a cada 10.000 km, para assegurar um desgaste por igual nos quatro pneus. Fazer essa mudança é de extrema importância, pois os pneus localizados no eixo de tração tendem a se desgastar mais rapidamente do que os outros. Caso seja necessária a troca dos pneus, a Pirelli indica que se privilegie os pneus no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração, com o par mais novo sendo alocado sempre na traseira.

“Isso é importante para, caso o motorista precise de uma recuperação do controle da direção, em caso de perda de aderência da traseira do veículo por exemplo, ele pode tentar corrigir. Também é muito importante que os pneus trocados possuam as mesmas dimensões, especificações e tenham a mesma marca dos demais pneus do carro”, acrescenta Falkenstein.

Seguindo essas orientações a viagem de final de ano será mais tranquila e bem aproveitada por toda a família. Por isso, não esqueça de agendar uma revisão completa do seu veículo antes de pegar a estrada. Boa viagem!

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

YANMAR atinge 70% de crescimento nas vendas de equipamentos agrícolas em 2022

Próximo

VW Taos eleva patamar do segmento com atualizações na linha 2023

Pular para o conteúdo