Pix é o meio mais usado pelas gerações mais jovens em compras online com 78% das preferências

7 minutos de leitura
  • Pesquisa da OLX mapeou o perfil do usuário e entrevistou 12.483 pessoas
     
  • Nascidos entre 1964 e 1983 são os que mais buscam por produtos usados
     
  • “Eletrônicos e celulares” é a categoria mais procurada por meio da plataforma, com 56% do share

A OLX divulga resultados da pesquisa realizada com 12.483 usuários para entender o comportamento e o perfil de quem utiliza a plataforma. O estudo identificou que o pix é o meio de pagamento mais usado pelas gerações mais jovens em compras online, com 78% das preferências. Já dentro da OLX, sobe para 81% o uso da ferramenta de pagamento instantâneo.
 

Com média de idade de 44 anos, os nascidos entre 1964 e 1983 são os que mais procuram por itens de segunda mão no marketplace. Do total de entrevistados, 83% que procuram itens na plataforma fazem parte da população economicamente ativa e 61% recorrem ao marketplace para fazer renda extra vendendo produtos de forma eventual ou frequente.
 

“Cerca de 48% dos respondentes que compraram por meio da OLX declararam que o estado do produto adquirido era pouco usado. E 30% disseram que o item comprado de segunda mão terá usabilidade por mais de 5 anos. Esses dados reforçam a importância da economia circular no prolongamento da vida útil dos objetos e mostram que o item usado pode ser tão funcional quanto o novo,” comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Procurou, achou

Do total de respondentes, 76% encontraram o que procuraram, e 69% já fizeram compras na OLX. Dos que já adquiriram algo de segunda mão por meio da plataforma, a maioria (47%) o fez em razão do preço mais econômico dos usados.
 

Razão para comprar um produto por meio da OLX

Tecnologia no topo

A categoria de eletrônicos e celulares usados é a mais procurada na plataforma, com 56% de share, seguida por itens para casa, com 47%, e autos e peças automotivas com 34% de interesse.
 

Outro dado revelado pela pesquisa é que 7 em cada 10 entrevistados afirmaram que já compraram produtos de segunda mão para uso pessoal ou para presentear alguém.

Categorias mais procuradas
 

Maioria prefere comprar usados de pessoa física

O levantamento identificou que 53% prefere negociar a compra de itens de segunda mão com pessoa física, enquanto 2% acha melhor lidar com pessoa jurídica. Entre os que já compraram por meio da plataforma, 68% foram retirar o produto e encontraram o vendedor pessoalmente.
 

Ao procurar por um item de segunda mão, o que mais chama atenção é a descrição completa, conforme sinalizado por 70%, já a exposição do preço é a prioridade de 64%, seguida pela localização do anúncio, com 55%.
 

Metodologia

A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio de questionário estruturado de autopreenchimento entre 21/02/2024 e 11/03/2023, e ouviu 12.483 usuários da OLX. Dos entrevistados, 55% têm entre 41 e 60 anos, 29% têm idade entre 29 e 40, 9% têm entre 15 e 28 anos, 8% 61 anos ou mais, e 0,2% têm até 14 anos. Desses, 42% residem na região Sudeste, 26% Nordeste, 13% Sul, 11% Norte e 8% Norte.

Como fazer uma compra online com mais segurança

  • Evite levar a conversa para aplicativos de mensagens e tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas. Dessa forma, você conta com o suporte da OLX e dicas contextualizadas ao longo da sua jornada;
  • Não divulgue seus dados pessoais nem seu número de celular;
  • Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do mercado;
  • Verifique na plataforma informações sobre o vendedor, como tempo de conta, registro da empresa, se for o caso, e licenças;
  • A OLX oferece a opção Garantia da OLX, serviço pelo qual é possível pagar a compra pela plataforma, sem precisar efetuar transferências para terceiros. Assim que o pagamento é confirmado pela OLX, o comprador recebe uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio;
  • Sempre peça a nota fiscal do item que está negociando. Desta forma, há certeza da legalidade da procedência do produto e, caso ainda esteja na garantia, é possível ter acesso à assistência técnica oficial;
  • No caso de uma compra ou entrega presencial, escolha lugares públicos e movimentados, como praças, shoppings ou estações de metrô. Se possível, sempre vá acompanhado de outro adulto;
  • A OLX não possui parcerias com aplicativos de mobilidade, como Uber, Rappi e 99. Para vendas e compras com a Garantia da OLX, as entregas funcionam para todo o Brasil via Correios, Jadlog, Clique e Retire, Loggi e R3 Transportes. Verifique sempre, na área logada do site ou app, seu histórico de venda e a forma como seu produto será enviado;
  • A OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança, seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens. Se você receber algum contato em nome da OLX solicitando qualquer código ou senha, denuncie na plataforma;
  • A OLX não envia e-mails com anexos ou links que redirecionam para fora da plataforma. Caso você receba alguma comunicação do tipo, não baixe nenhum tipo de documento e não clique nos links.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF Aftermarket lança novos componentes da EcoTronic aplicada em caminhões DAF

Próximo

BYD e Vale unem esforços para estudo de eletrificação de frota leve

Pular para o conteúdo