Com a ascensão das vendas pela internet, muitos empreendedores estão tendo contato com a complexidade tributária do mercado digital pela primeira vez, exigindo deles uma mudança de comportamento na gestão diária do seu negócio. O planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para quem vende pela internet, independentemente do tamanho da empresa, pois a internet engloba novas peculiaridades e obrigações tributárias que podem levar o empreendedor ao erro. De acordo com o IBGE, mais de 95% das empresas pagam ou já pagaram impostos de forma indevida, e poucos sabem disso.
O planejamento tributário nada mais é do que o estudo e mapeamento de todos os tributos relativos à atividade que seu negócio está enquadrado. Seu objetivo principal é reduzir a carga tributária aplicada à empresa de forma legal, aproveitando-se de possíveis benefícios fiscais e enquadramento da empresa. O primeiro ponto é a escolha do regime tributário, levando em conta o porte e volume de vendas da sua empresa (MEI, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido), pois dependendo da opção o empreendedor arcará com diferentes modalidades de tributos.
“São muitas as variáveis quando pensamos no planejamento tributário dos e-commerces, que vão desde o básico, como a gestão diária de entradas e saídas, até os mais complexos envolvendo análises mais aprofundadas que podem influenciar significativamente na operação da empresa e nos valores de impostos devidos”, explica Camilla Natividade, Head de Operações da Contábil Hub.
Contar com a ajuda de uma assessoria contábil contribui para ajudar o empreendedor na tomada de decisão do modelo de negócio e na elaboração do planejamento tributário, uma vez que informações como previsão de faturamento, previsão de despesas operacionais e margem de lucro são variáveis importantes a serem analisadas em conjunto, o que pode fazer uma enorme diferença na carga tributária a ser paga.