Planejamento Tributário pode evitar custos desnecessários ao empreender no e-commerce

Complexidade tributária das vendas digitais pode levar empreendedores a pagarem mais impostos do que devem ou a sofrerem penalidades pelo pagamento equivocado

//
2 minutos de leitura

Com a ascensão das vendas pela internet, muitos empreendedores estão tendo contato com a complexidade tributária do mercado digital pela primeira vez, exigindo deles uma mudança de comportamento na gestão diária do seu negócio. O planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para quem vende pela internet, independentemente do tamanho da empresa, pois a internet engloba novas peculiaridades e obrigações tributárias que podem levar o empreendedor ao erro. De acordo com o IBGE, mais de 95% das empresas pagam ou já pagaram impostos de forma indevida, e poucos sabem disso.

O planejamento tributário nada mais é do que o estudo e mapeamento de todos os tributos relativos à atividade que seu negócio está enquadrado. Seu objetivo principal é reduzir a carga tributária aplicada à empresa de forma legal, aproveitando-se de possíveis benefícios fiscais e enquadramento da empresa. O primeiro ponto é a escolha do regime tributário, levando em conta o porte e volume de vendas da sua empresa (MEI, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido), pois dependendo da opção o empreendedor arcará com diferentes modalidades de tributos.

“São muitas as variáveis quando pensamos no planejamento tributário dos e-commerces, que vão desde o básico, como a gestão diária de entradas e saídas, até os mais complexos  envolvendo análises mais aprofundadas que podem influenciar significativamente na operação da empresa e nos valores de impostos devidos”, explica Camilla Natividade, Head de Operações da Contábil Hub.

Contar com a ajuda de uma assessoria contábil contribui para ajudar o empreendedor na tomada de decisão do modelo de negócio e na elaboração do planejamento tributário, uma vez que informações como previsão de faturamento, previsão de despesas operacionais e margem de lucro são variáveis importantes a serem analisadas em conjunto, o que pode fazer uma enorme diferença na carga tributária a ser paga.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Como o varejo pode se adequar as exigências da LGPD?

Próximo

Motul realizará coleta de óleo durante o Sertões 2021

Pular para o conteúdo