Aumento da eficiência por meio da digitalização
- Contagem de contêineres vazios com inteligência artificial
- Colaboração com estudantes
Em uma colaboração bem-sucedida entre a BMW Group Planta Dingolfing e a Universidade de Ciências Aplicadas de Landshut, estudantes desenvolveram uma solução inovadora para a logística da fábrica. A nova ferramenta digital automatiza a contagem de contêineres vazios utilizando inteligência artificial (IA), economizando tempo e reduzindo erros.
Na Planta BMW Group Dingolfing, aproximadamente 1.600 tipos diferentes de contêineres circulam diariamente, transportando peças para a produção de veículos. Até agora, esses contêineres eram contados manualmente, um processo trabalhoso e sujeito a erros. “Nosso objetivo era automatizar a contagem de contêineres vazios da maneira mais eficiente e simples possível”, explica Wolfgang Schratzenstaller, gerente de projeto na BMW Group Planta Dingolfing.
Colaboração com a Universidade de Landshut
A ideia de envolver estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Landshut no projeto foi muito bem recebida. “Os estudantes trazem novas perspectivas e abordagens imparciais”, afirma Schratzenstaller. O Prof. Dr. Abdelmajid Khelil, chefe do Laboratório de Inovação IoT da Universidade de Landshut, apoiou o projeto como parte de um módulo de ensino prático. A colaboração teve início no semestre de verão de 2024.
Em apenas três meses, a equipe de oito pessoas desenvolveu uma solução eficiente e de baixo custo. Um simples vídeo gravado com um celular enquanto se percorrem as fileiras de contêineres é suficiente para determinar com precisão a quantidade de cada variante.
“Códigos QR são posicionados sobre os corredores de armazenamento em bloco, vinculando-se a um banco de dados com as informações dos contêineres. A IA analisa o vídeo e calcula o número exato de contêineres”, explica Dominik Dama, estudante de mestrado em Ciência da Computação.
Atualmente, o sistema de contagem está na fase piloto, sendo testado em condições reais. No futuro, a solução também será aplicada a outras áreas da logística da fábrica. Além disso, está nos planos automatizar ainda mais o processo de contagem com o uso de robôs autônomos de transporte inteligente (STR), que serão responsáveis pela gravação dos vídeos.