Pneus desgastados podem indicar problemas na suspensão

Amortecedores e molas danificados podem gerar desgaste prematuro dos pneus.

2 minutos de leitura

Os pneus do veículo estão entre os itens fundamentais para garantir a segurança no trânsito. “Os pneus têm funções relevantes para a boa dirigibilidade do veículo, suportam as cargas e a força em curvas, geram tração e drenam a água para evitar deslizamentos, por isso os motoristas devem estar sempre atentos às condições de uso para garantir segurança do veículo”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

O sistema de suspensão, formado por um conjunto de peças, incluindo amortecedores e molas, precisa estar em bom funcionamento, pois também interfere na vida útil dos pneus. “Quando amortecedores e molas estão comprometidos, podem provocar desgaste escamado do pneu, já que a roda constantemente impacta o solo com maior intensidade”, alerta.

Outro fator que prejudica é a falta de rodízio dos pneus, pois pode causar desgaste irregular. A recomendação é fazer o rodízio de acordo com o recomendado no manual do veículo, realizando sempre alinhamento na ocasião. “A falta de alinhamento pode provocar desgaste de um único lado do pneu”, comenta.

O coordenador de Assistência Técnica da Nakata ressalta também que a calibração inadequada, ou seja, acima ou abaixo do recomendado também afeta o pneu, causando desgaste central ou nos ombros (lateral).

Para conhecer outros fatores que podem ocasionar desgaste nos pneus, os interessados podem acessar o link: https://blog.nakata.com.br/pneus-ruins-dicas-sobre-a-saude-da-suspensao/ no Blog Nakata.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis anuncia R$ 3 bilhões em investimentos e confirma futuro modelo para o Polo Automotivo Stellantis de Porto Real

Próximo

Luiz Eduardo Lemos Passos é o novo Diretor Comercial da Bridgestone