Pressão correta dos pneus: você também tem essa dúvida?

Entenda o que é necessário para descobrir a pressão correta dos pneus da sua frota — e como fazê-lo com mais eficiência. Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para uma viagem segura e sem imprevistos.

3 minutos de leitura

Você já leu que é preciso calibrar os pneus a cada 7 dias? Isso é indicado porque a perda de pressão é algo natural. Estima-se que, em média, a cada mês, uma libra seja perdida. Mas, antes da calibragem, a aferição (verificação) da pressão deve ser feita toda semana, a fim de evitar erros, porque há fatores que aceleram a perda de ar.

Dentre eles, furos e cortes na borracha, falhas de vedação ou problemas na válvula de enchimento.

A aferição dos pneus semanal não é uma regra, você pode adaptar o período de acordo com o tipo de estrada a qual os veículos costumam rodar e o peso transportado.

O importante é realizar o acompanhamento de pressão, pois ele torna-se essencial.

Além de evitar os diversos problemas que podem acontecer pela calibragem inadequada dos pneus, como aquaplanagem, derrapagem, tombamento de veículo e estouro de pneus.

Fora essas questões mais pontuais, também há o desgaste excessivo e/ou irregular da banda de rodagem, que pode ser uma consequência de não ter a pressão ideal.

Então tudo bem, mas, afinal, como saber a pressão correta dos pneus?

Luiz Felipe, sócio fundador e CTO noa Prolog App, esclarece essa dúvida de muitos: “Todos os fabricantes de pneu já indicam uma pressão mais adequada para cada modelo. Porém, para saber a pressão ideal de calibragem dos pneus da frota, você precisa realizar o monitoramento dela: toda semana, use um aferidor, eletrônico ou manual, para ver a pressão que está no momento. Simultaneamente, você precisa analisar o nível de desgaste dos pneus através da profundidade dos sulcos.”.

Inclusive, muitas empresas usam a tabela de controle de profundidade dos sulcos para fazer o acompanhamento. Nela, é identificado qual é o desgaste esperado para certa quantidade de quilômetros rodados. Assim, quando um pneu sai desse padrão, os ajustes de pressão de rodagem são realizados.

Observando o tipo de desgaste, você consegue saber se precisa aumentar ou diminuir. Mas, caso não consiga identificar, vale realizar alguns testes e ir anotando todos os dados para criar a sua base de conhecimento da frota!

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Conheça SCALAR, a nova plataforma digital de gerenciamento de frota da ZF

Próximo

As últimas tendências dos veículos elétricos

Pular para o conteúdo