Texto Marcelo Cavalcante de Lima
E-mail consultores.cavalcante@gmail.com
Os dados prévios do fechamento apontam que foram vendidos no mês de outubro 168.467 automóveis e comerciais leves, na comparação com o mesmo período de 2021 as vendas registram um crescimento de 12,81% e quando comparamos com o mês anterior recuam 6,63%.
A média diária nesse período foi de 8.423 veículos, tendo registrado uma queda de 1,93% na comparação com o mês de setembro.
O Detran de Minas Gerais não teve expediente no dia 31 de outubro, cerca de 5 mil registros que não foram computados no mês.
Conforme veremos nos gráficos abaixo, as vendas diretas (atacado) superaram o varejo pelo 5º mês consecutivo.
O varejo emplacou no mês 78.826 unidades, esse volume representa uma queda de 7,61% quando comparado com mesmo período de 2021, o atacado vendeu em outubro 89.641 unidades o que representa um crescimento de 38% ante o ano anterior.
Segue um resumo do fechamento de outubro e no dia 10 publicamos o artigo completo, observamos que os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações.
Uma ótima leitura e um excelente mês de novembro.
RANKING COMPARATIVO DE MARCAS – 31.10.2022
A Fiat segue imbatível e fecha mais um mês na liderança, suas vendas mensais foram de 37.427 veículos, registrando um crescimento de 27,32% em relação ao ano anterior e uma queda 3,84 ante setembro. Seu modelo mais vendido no mês foi a Fiat/Strada que ficou com a 3ª posição. No acumulado do ano ela encerra outubro com uma vantagem de 111.640 veículos para o segundo colocado, suas vendas totais registram uma queda de 5,86% ante 2021 e crescem 14,64% em comparação com o período pré-pandemia.
A GM permaneceu na 2ª posição do mês e segue seu caminho de recuperação diante do fraco desempenho de 2021, no acumulado do ano ele anota um crescimento de 28,81% ante o ano anterior e uma queda de 40% na comparação com o período pré-pandemia.
A VW completa o trio do mês, sendo a única do trio que registrou queda quando comparada com o mesmo período de 2021. No acumulado do ano suas vendas recuam 18,50% ante o ano anterior e caem 38,15% na análise com o período pré-pandemia.
RANKING DE MODELOS – 31.10.2022 – BRASIL
No ranking de modelos a liderança de outubro ficou com o Hyundai/HB20 (9.084), o modelo teve uma arrancada no penúltimo dia do mês com forte participação nas vendas do atacado.
A segunda posição ficou com o GM/Tracker com 8.496 unidades vendidas e fecha o trio do mês a Fiat/Strada com 8.046 veículos.
No acumulado a liderança permanece com a Fiat/Strada com 94.053 veículos, anotando um crescimento de 2,77% em relação ao ano de 2021.
A segunda posição no acumulado é do Hyundai HB20 com 79.829 unidades e fecha o trio o Onix com 68.351 veículos.
No gráfico abaixo podemos analisar as vendas por modalidade varejo e atacado.
VENDAS VAREJO E VENDAS DIRETAS POR MARCA – 31.10.2022 – BRASIL
As vendas acumuladas no varejo totalizaram até outubro 811.694 unidades, anotando uma queda no volume de 13,26% ante 2021, o recuo acima da média é justificado pelo aumento nos juros, estoques desalinhados com a demanda, reajuste de preços dos veículos.
A liderança no varejo é da Fiat com 141.447 unidades, a marca italiana concentra 41,18% de suas vendas nessa modalidade.
A segunda posição no varejo é da GM com 132.027 veículos, sendo a marca que mais cresce nessa modalidade, (16,69%).
Na terceira posição temos a japonesa Toyota com 118.833 veículos, concentrando 77,63% de seu volume no varejo.
A maior queda no volume de vendas no varejo é da VW que vende 41.419 veículos a menos que o mesmo período de 2021, seguida pela Hyundai com um recuo de -37.373 veículos.
As vendas diretas totalizaram 751.931 veículos nesse período, registrando um crescimento de 9,92% ante 2021, seu crescimento é justificado pela demanda represada das locadoras, pelo aumento na terceirização das frotas. As locadoras seguem sendo o grande destaque do ano e esse movimento tende a permanecer em 2023.
A liderança nas vendas diretas (atacado) fica com a Fiat, a marca concentra 58,82% nessa modalidade, suas vendas totalizam 202.059 veículos.
A segunda posição nas vendas diretas é da VW com 111.293 veículos, seguida pela GM com 99.839 unidades.
O maior crescimento em volume do atacado é da Hyundai, com um aumento nas vendas de 39.511 veículos, a coreana perde volume no varejo e turbina suas vendas através das locadoras, com uma mudança radical em sua estratégia de vendas.
Outras análises serão feitas em nosso artigo do dia 10 de novembro.
Que venha novembro com boas vendas.