Divulgação Fiat Pulse e Fastback chegam ao mercado brasileiro equipados com o sistema dual-battery

Primeiros híbridos da Stellantis no Brasil utilizam bateria Heliar

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Pulse e Fastback chegam ao mercado brasileiro equipados com o sistema dual-battery, que combina duas baterias: a Heliar EFB GEN II de chumbo-ácido e uma bateria de íon de lítio

A Heliar foi a bateria chumbo-ácido escolhida para equipar os primeiros híbridos da Stellantis no Brasil: Pulse e Fastback. Ambos os modelos contam com o inovador sistema híbrido da Fiat, que inclui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque que irá substituir parcialmente o torque do motor térmico em várias condições de uso urbano. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo redução de consumo de combustível.

O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica que os veículos montados no Brasil saem de fábrica com uma bateria avançada chumbo-ácido EFB (Enhanced Flooded Battery) Geração II desenvolvida pela Clarios exclusivamente para esse projeto. “Essa bateria visa atender às demandas elétricas dos veículos, possibilitando também melhorias relacionadas a questões ambientais, redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes”, assinala.

A bateria chumbo-ácido Heliar EFB GEN II destacou-se nos testes, sendo aprovada com excelência devido a vários fatores: processos e controles rigorosos, pureza das matérias-primas e maximização de energia. Esses aspectos garantem produtos mais eficientes e tecnologicamente avançados.

A tecnologia EFB proporciona uma aceitação de carga aprimorada e maior durabilidade cíclica ao operar em um estado de carga reduzida. Na bateria EFB GEN II, as duas grades são estampadas, com o uso da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios. Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão maior estabilidade dimensional, com menor risco de curto-circuito, redução de peso e melhor eficiência energética.

A bateria chumbo-ácido fica localizada no cofre do motor e a de íon de lítio, abaixo do banco do motorista. O Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

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