Parte dos itens de segurança do veículo, o sistema de freio é composto por diversos componentes, entre eles, pedal, discos, tambores, servo freio, cilindro mestre, fluido e pastilhas. É a ação conjunta do disco com as pastilhas que fazem o veículo frear no sistema de freio a disco. “Essa interação somente deve acontecer quando o motorista pressiona o pedal. Por isso, é importante ficar atento e, caso, o pedal não tenha sido acionado e a pastilha estiver em contato com o disco de freio será preciso fazer a manutenção do sistema de frenagem”, comenta Ronilso Toledo, técnico da Fras-le, fabricante mundial para materiais de fricção.
Toledo alerta para os riscos que este tipo de situação pode causar. “O atrito constante pode ocasionar superaquecimento da superfície fazendo com que as peças se empenem, causando transtornos”, destaca. Ele também lembra que trepidação do volante e do pedal do freio ao ser acionado pode apontar um disco de freio empenado.
O aumento do aumento de temperatura também pode resultar em desgaste precoce das peças já que se a pastilha de freio permanece raspando no disco constantemente, a troca das pastilhas e discos ocorrerá em menor intervalo de tempo, aumentando, inclusive, o custo de manutenção.
Ronilso aponta ainda para outro risco – o aumento do consumo de combustível. “Quando a pastilha de freio fica em contato constante com o disco acaba criando uma dificuldade ao movimento das rodas, resultando num maior esforço para a movimentação do carro e consequentemente elevando o consumo de combustível”, comenta. O ruído persistente ao trafegar com o veículo também pode ocorrer devido o contato constante das peças.
A recomendação, caso os motoristas reclamem de qualquer um desses sinais, é a checagem completa do sistema de frenagem para verificação se há componentes danificados e/ou desgastados. É importante também destacar aos proprietários do veículo a importância da manutenção preventiva e da utilização de peças de qualidade.
A Fras-le conta com amplo portfólio de pastilhas de freio para automóveis, veículos pesados e motos, garantindo alto desempenho de frenagem, mínimos índices de ruídos, vibrações e durabilidade.
Fonte: Portal da Autopeça