Procedimentos na revisão do cilindro mestre exigem ferramenta adequada

Uso de chave da tubulação apropriada na montagem do cilindro mestre, um dos componentes do sistema de frenagem, evita danos nas conexões

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Responsável por desacelerar e parar o veículo ou manter o carro parado quando estacionado, o sistema de freios, composto por vários itens, entre eles, disco de freio, pastilha, pinça de freio, tambor, lona, sapata, servo freio e cilindro mestre, requer alguns cuidados na hora da manutenção. O cilindro mestre, que tem como função transmitir a pressão hidráulica para as rodas e, assim, fazer com que os freios funcionem, é uma das peças que merece atenção no momento da reparação. “O aperto incorreto nas tubulações do sistema de freios pode danificar a própria tubulação e também comprometer o cilindro mestre”, afirma revela Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.

Isso acontece, segundo Marchiniak, porque, ao retirar e montar o cilindro mestre, é preciso usar a chave de tubulação apropriada, pois chaves comuns podem estragar as conexões. O reservatório de líquido de freio também não deve ser forçado lateralmente, sob risco de trincar.

Destacou ainda ser necessário cuidado na limpeza do reservatório e lubrificação. Os componentes devem ser lubrificados com o fluido de freio para facilitar a montagem.

Ao trocar o cilindro mestre, é necessário atenção à luz indicadora no painel. O sistema deve reconhecer o sensor de nível.

A recomendação é, sempre que substituir o líquido de freio, usar o indicado pelo fabricante do veículo, e a cada 10.000 km rodados ou seis meses ou quando observar alguma anormalidade no funcionamento fazer uma revisão no sistema de freio.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

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