As juntas homocinéticas tem como função transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas e compensar os movimentos angulares e telescópicos
da suspensão. Por isso, é considerada peça de grande relevância para o bom desempenho do veículo e, portanto, merece alguns cuidados na hora da manutenção.
A junta fixa atua no lado da roda nos veículos de tração dianteira, permitindo movimentos angulares. “Ao substituir esta peça é muito importante fazer a lubrificação correta com a graxa indicada pelo fabricante e ao instalar as coifas usar as abraçadeiras, fechando com alicate especial”, adverte Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Assim, resultará num aperto adequado, sem rasgar a coifa ou acabe se soltando. “Isto possibilitaria a entrada de agentes externos, como terra, areia e á ;gua, danificando a peça em baixa quilometragem”, explica.
Guimarães recomenda também fazer o aperto da porca de fixação da junta com torquímetro, observando a especificação de torque, que consta na tabela enviada junto com a embalagem, de acordo com a aplicação de cada veículo.
A recomendação é inspecionar as juntas homocinéticas periodicamente já que sobrecarga, buracos, falta de manutenção e alinhamento, podem comprometer o bom funcionamento.
Para conferir esta e outras dicas, basta acessar o YouTube Nakata https://www.youtube.com/watch?v=1gPFZwuu73w.