A produção de ônibus pelas fabricantes brasileiras somou 2.086 unidades em novembro de 2024, o que representou uma queda de 11,05% em relação ao mês anterior (2.346 unidades). No entanto, comparado a novembro de 2023, quando foram fabricados 1.536 veículos, houve um crescimento expressivo de 35,82%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a produção totalizou 21.572 veículos, registrando um avanço de 19,35% sobre os 18.075 ônibus fabricados no mesmo período do ano passado. Caso a produção em dezembro alcance 2.000 unidades, o setor deverá encerrar 2024 com um total de 23 mil veículos produzidos, conforme a projeção da Fabus.
Desempenho por segmento
Entre os ônibus produzidos até novembro, o destaque foi para os modelos urbanos, que totalizaram 8.891 unidades, representando 41,22% da produção total. Apesar disso, o segmento apresentou uma retração de 8,5% em comparação aos 9.717 veículos fabricados no mesmo período de 2023.
Já os ônibus rodoviários registraram um aumento de 28,76%, com 6.483 unidades produzidas, correspondendo a 30,05% do total. No segmento de micro-ônibus, foram fabricadas 6.073 unidades, um crescimento expressivo de 88,14% em relação às 3.228 unidades produzidas de janeiro a novembro do ano passado.
Os modelos intermunicipais somaram 125 unidades, o equivalente a 0,58% da produção total, superando os 95 veículos fabricados no mesmo período de 2023.
Produção por montadora
Entre as montadoras, a Caio Induscar liderou a produção no acumulado do ano, com 6.981 ônibus fabricados. Em seguida, aparecem a Marcopolo (6.951 unidades), Mascarello (2.848), Neobus (1.664), Comil (1.518), Carbuss/Busscar (929) e Irizar (681).
Mercado interno e exportações
Do total produzido entre janeiro e novembro de 2024, 18.949 unidades foram destinadas ao mercado interno, registrando um aumento de 21,05% em comparação às 15.654 unidades comercializadas internamente no mesmo período de 2023. Já as exportações somaram 2.623 veículos, um crescimento de 8,5% sobre os 2.421 ônibus exportados no ano anterior.
Entre os ônibus exportados, destacam-se os modelos rodoviários (1.993 unidades), seguidos pelos urbanos (353), micro-ônibus (275) e intermunicipais (2). A Marcopolo foi a maior exportadora, com 1.152 unidades enviadas ao exterior, seguida por Irizar (659), Comil (347), Mascarello (198), Caio (174) e Carbuss/Busscar (93).
Os números reforçam a recuperação do setor e indicam um cenário positivo para a indústria brasileira de ônibus no encerramento de 2024.