Iniciativa, idealizada em parceria com o Sistema Divina Providência de Belo Horizonte, permite a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade e impacta todo o ecossistema segurador ao propor soluções para o problema de qualificação da mão de obra
A Zurich Seguros anuncia a formatura da primeira turma do curso de capacitação de funileiros Moldando o Futuro – Escola de Funilaria, projeto idealizado pelo Sistema Divina Providência e pela seguradora e suas oficinas certificadas com o Selo Verde.
O projeto ofereceu um curso de formação gratuito em funilaria, com aulas teóricas e práticas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de inserção no mercado de trabalho – dos 12 alunos formados na primeira turma, 50% são mulheres.
Segundo o superintendente de Sinistros da Zurich, Fábio Santos, além dos benefícios sociais, o Moldando o Futuro impacta todo o ecossistema segurador e sobretudo o mercado de reparação automotiva, já que o projeto propõe soluções a problemas urgentes do setor, como a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.
“O segmento de oficinas mecânicas, parceiro essencial no atendimento aos clientes da principal linha de negócios do mercado segurador, que é o seguro automóvel, passa por uma série de desafios relacionados à escassez e à qualidade da mão de obra”, pontua o executivo. “Isso vai desde mudanças no interesse das novas gerações, que gera problemas de sucessão, quanto à dificuldade de encontrar e formar mão de obra qualificada no mercado”, explica.
Nesse cenário, segundo Fabio, o projeto Moldando o Futuro é capaz de gerar impacto positivo de maneira ampla e inclusiva, já que traz benefício para as oficinas mecânicas, com potencial aumento de faturamento devido à maior capacidade de reparo e eficiência com uma mão de obra qualificada, mas também para outros entes da cadeia.
“Para os clientes, isso significa melhora na experiência dos serviços, e para a própria seguradora, uma redução de custos de sinistros associados ao aumento da eficiência”, afirma. “Com o projeto, esperamos uma melhora de 35% no índice de reparabilidade das peças, por exemplo”.
Ao todo, 14 oficinas participaram do projeto – o programa prevê um estágio ao final da formação, que pode ser a porta de entrada real dos alunos no mercado de trabalho. Fabio destaca em particular o apoio da oficina referenciada Robicar, que cedeu o espaço, os carros e o funcionário para ministrar as aulas práticas, cabendo à Divina Providência fazer a triagem dos alunos e desenvolver o material didático. “O trabalho e a dedicação da Robicar neste projeto foram fundamentais para conseguirmos formar a primeira turma em apenas seis meses”, destaca.
Robson Miranda de Castro, proprietário da Oficina Robicar, enfatiza que o projeto foi uma experiência inovadora para quem atua no ramo de reparação de veículos. “É uma iniciativa fundamental para trazer mão de obra especializada ao nosso setor. Além de promover a inclusão social de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade, proporciona uma vida digna a quem participa”, diz.
O proprietário segue dizendo que o projeto foi o primeiro passo para melhorar a escassez de mão de obra na região e que a certificação do Selo Verde marca uma mudança de pensamento dos funileiros sobre a sustentabilidade dos negócios. “O projeto permite que a gente olhe para o coletivo, para o futuro das novas gerações. Agora, temos mais confiança para enfrentar novos desafios e buscar melhorias tanto para o mundo quanto para o nosso setor”, finaliza.
Maior impacto positivo
Além de qualificar a mão de obra, o Moldando o Futuro está alinhado ao propósito da Zurich de ser uma das companhias de maior impacto positivo no mundo. Fabio salienta que o projeto permite às pessoas em situação de vulnerabilidade social uma perspectiva de futuro, já que elas podem conquistar um emprego e mudarem de vida.
O executivo afirma que o projeto reflete o compromisso da seguradora com a sustentabilidade do negócio, não só pelo impacto à comunidade, mas também ao meio ambiente. Isso porque a iniciativa foi desenvolvida em parceria com as oficinas Selo Verde, uma certificação desenvolvida pela Zurich com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para reconhecer os prestadores que adotam práticas sustentáveis em seus negócios.
“Um projeto como esse só pode existir porque temos parceiros com uma preocupação genuína com a sustentabilidade. Em apenas três anos, chegamos a 300 oficinas certificadas, o que representa 45% de todas as nossas referenciadas”, pontua Fabio. “Só com o projeto Moldando o Futuro, nossa estimativa é que as 14 oficinas participantes, juntas, possam reduzir a quantidade de resíduos descartados em cerca de 60 toneladas por ano”, finaliza.