A Associação Central da Indústria Automobilística Alemã (ZDK) alerta para as consequências dramáticas das planejadas regras da Corona em todo o país para o comércio de automóveis. “Se a coleta de veículos encomendados agora for proibida após mais de quatro meses de bloqueio, isso é o prego no caixão para muitas concessionárias de automóveis”, comentou o presidente do ZDK, Jürgen Karpinski, sobre o esboço de uma emenda à Lei de Proteção contra Infecções.
Este projeto é geralmente interpretado de tal forma que no varejo – ao contrário do comércio de delivery – se o valor de incidência de sete dias de 100 for excedido, o procedimento denominado “Call & Collect” também deve ser proibido. “Isso também está destruindo o nosso negócio online”, diz Karpinski com vista à combinação então não mais permissível de concluir um contrato eletrônico com a retomada do veículo na frente da concessionária.
Esse aperto sem sentido, de acordo com Karpinski, não impede um único caso de infecção. Pegar o veículo não requer nenhum contato físico entre as pessoas. E o possível medo de uma multidão de clientes esperando em frente à empresa é um absurdo no comércio de automóveis, enfatiza Karpinski.
Em qualquer caso, não é compreensível que os concessionários com os seus grandes showrooms, a comparativamente baixa frequência de clientes e os sofisticados conceitos de higiene não tenham sido incluídos no extenso catálogo de excepções à proibição de venda no projeto sem qualquer justificação.
“Eu permito que todas as livrarias e todas as floristas possam revender, mas por que não o faria o comércio de automóveis, onde o risco de infecção é sem dúvida muito menor”, resume Karpinski a incompreensão das associadas.
O objetivo do próximo regulamento novo é declarado ser a proteção contra infecções. Se você levar a sério, a ameaça de morte das concessionárias de automóveis é um sacrifício completamente sem sentido, do qual ninguém se beneficia.
Fonte: KRAFTFAHRZEUG GEWERBE