Recém-lançada no mercado nacional, a RAM 3500 vem equipada com motor Cummins turbo diesel. Com 6,7 litros e seis cilindros em linha, ele apresenta maior torque e maior potência, oferecendo 12 cv a mais comparado à RAM 2500.
Desenvolvido por um time de engenharia brasileiro nos Estados Unidos, o motor possui bloco de ferro fundido vermicular, oferecendo maior resistência, reduzindo níveis de vibração e ruído. O propulsor também recebeu ajustes em seus componentes, permitindo com que o equipamento ofereça uma melhor performance.
Fábio Antoniazzi Prior, engenheiro de aplicações da Cummins Brasil, ressalta a utilização do SCR (Selective Catalytic Reduction), sistema que faz uso do Arla 32, tratando gases de exaustão e reduzindo a emissão de gases poluentes. “O bypass do EGR permite uma melhor retomada em condições transientes devido à perda de carga do EGR cooler, uma vez que este sistema desvia o gás, oferecendo mais agilidade na admissão de ar, o que na prática reduz o tempo da resposta do motor”, diz.