Por: Marcelo Cavalcante
No ranking nacional de vendas de outubro de autos e leves, a liderança na parcial atualizada é da Fiat/Strada com 9.889 unidades, seguido pelo VW/Polo com 9.666 e fecha o trio da parcial o Hyundai/HB20 com 8.717 emplacamentos.
Na região Sudeste temos 4 líderes diferentes, VW/Polo em São Paulo, Hyundai/HB20 em Minas Gerais, Nissan/Kicks no Rio de Janeiro e Fiat/Strada no Espírito Santo. A região Sul também tem diversidade na liderança na parcial de outubro, no Paraná o líder é o Hyundai/HB20, no Rio Grande do Sul a GM/Tracker, em Santa Catarina o GM/Onix.
Nos nove Estados da região Nordeste a liderança está com a Fiat/Strada. A região Centro-Oeste vem com eletrificados liderando no Distrito Federal, o GWM/Haval 6 é líder, seguido pelo BYD/Dolphin e na quarta posição temos o BYD/King, cabe lembrar que Brasília é a segunda cidade com maior concentração de emplacamentos de eletrificados, a região Centro-Oeste concentra 16% dos veículos eletrificados emplacados no Brasil.
Em Goiás e Mato Grosso a liderança é da Fiat/Strada e no Mato Grosso do Sul o líder da parcial é a Toyota/Hilux. Chegamos na região Norte com seus sete Estados, onde temos a maior concentração de área verde do Brasil, no Amazonas o líder é a GM/Montana, no Pará, Rondônia e Acre a Fiat/Strada está liderando, no Amapá temos a Fiat/Mobi e no Tocantins a Renault/Duster.
Em um país com dimensões continentais conseguir estar presente em todas as regiões é sempre um desafio, cada Estado exige estratégias diferentes.