Nova Lei de Trânsito brasileira que entrou em vigor dia 12/04, determina que o licenciamento anual só será liberado com o recall em dia. O objetivo dessa é garantir a reparação do veículo proteger motoristas, passageiros e pedestres.
O aviso do recall é feito ao Denatran pelas montadoras e o órgão de trânsito comunica os proprietários. Além disso, o Papa Recall, aplicativo que alerta o motorista sobre o recall do seu carro, é uma das soluções para poder ajudar o motorista no momento. O usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão do seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
Para comentar o assunto tenho o porta-voz Vinicius Melo, CEO do Papa Recall. Em 2000 lançou o sopolitica.com.br, um portal que trazia – além do jornalismo especializado – o serviço de Gabinete Virtual para os políticos. Sempre a procura de nichos, em 2009 idealizou o estoquecarro.com, um buscador vertical de ofertas de carro, que entregava para o internauta – com um único clique – anúncios dos seis maiores sites do Brasil. Diante do aumento de recalls de automóveis no mundo inteiro, lançou o Papa Recall, um aplicativo que alerta os usuários dos recalls e ainda indica o agendamento para a concessionária mais próxima. Em relação ao App Papa Recall podemos destacar:
• 85,7% dos usuários são homens
• O púbico feminino cresceu 51,3% na plataforma, em relação a 2019
• Usuários com idade entre 35 e 44 anos lideram o perfil, sendo 34,92% homens e 2,84% mulheres
• Na faixa etária dos 25 a 34 anos, os homens equivalem a 24,36% e 5,03% as mulheres
• Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o público masculino corresponde a 12,63% e o feminino 3,87%.