O campeonato de Fórmula 1 2021 volta amanhã, sexta-feira (27/08), com os treinos livres 1 e 2 no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Após férias de quase um mês, os 20 pilotos terão mais 10 corridas pela frente e competirão até o fim pelos preciosos pontos no último ano do regulamento atual. Dentre as novidades para esse ano está o retorno da Aston Martin Cognizant Formula One Team. Após mais de 60 anos longe da F1, a equipe britânica agora tem o apoio da Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, para brigar pelo lugar mais alto do pódio nos próximos anos.
A temporada 2021 teve seu início em 28 de março, no Grande Prêmio do Bahrein. Até o momento, o mundial passou por 11 pistas e teve quatro vencedores: Lewis Hamilton da AMG Mercedes Benz, Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull Racing, e o mais recente, Esteban Ocon, piloto da Alpine Renault.
O GP do Azerbaijão, sexta etapa do mundial, marcou o primeiro pódio da Aston Martin na Fórmula 1. O tetracampeão Sebastian Vettel, da Alemanha, fez uma corrida brilhante e conquistou o segundo lugar após largar em 11°. Em entrevista, Vettel disse que estava “nas nuvens” com a colocação.
Próximas corridas e classificação
Até o momento, o campeonato é liderado pelo britânico Lewis Hamilton da Mercedes, com 195 pontos e quatro vitórias, seguido de perto Max Verstappen, holândes da Red Bull que possui 187 pontos e cinco vitórias. Logo após os dois, seguem Lando Norris (McLaren), Valtteri Bottas (Mercedes) e Sergio Pérez (Red Bull).
Já a classificação de construtores é liderada por Mercedes (303 pontos), que é seguida por Red Bull (291 pontos). Já Mclaren e Ferrari estão empatadas na briga pelo terceiro lugar com 163 pontos cada. A Aston Martin Cognizant está em 7° lugar com 48 pontos, com 30 marcados por Sebastian Vettel e 18 por Lance Stroll.
Os próximos GPs serão realizados na Bélgica, Holanda, Itália, Rússia, Turquia, Estados Unidos, México, Brasil, Arábia Saudita e Abu Dhabi.