Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas, sempre atuou com o objetivo de fortalecer, ainda mais, o setor de retíficas propondo novas soluções e parcerias que gerem maior produtividade, bem como levando mais conhecimento aos empresários associados. Uma dessas iniciativas é a Rede Nacional de Retíficas, que garante aperfeiçoamento técnico para todo o País, graças a parcerias com vários fabricantes, como Cummins, MWM, FPT (Case New Holland e Iveco), Perkins, Yanmar, Deutz, Lombardini, KS (Kolbenschmidt), Mahle, Riosulense, Takao, Maringá Soldas.e VW MAN.
Os integrantes da rede contam com treinamentos gratuitos, promovidos em parceria com os fabricantes e consultores; missões técnicas empresariais para conhecer as novidades das principais feiras automotivas do mundo e visitar retíficas do exterior; publicação com informações sobre as ações da entidade, mercado e tendências. A Rede União, braço comercial da Rede Nacional de Retíficas CONAREM, é outra ferramenta disponibilizada aos associados que permite viabilizar a compra direta com fabricantes de peças, inclusive em pequenos volumes, com preços especiais.
E os benefícios para os associados não se limitam ao território brasileiro. O CONAREM faz parte do mais seleto grupo do setor de retíficas por meio do WERC (World Engine Remanufacturing Council – Conselho Mundial de Fabricantes de Motor), que reúne lideranças de entidades da África do Sul, Europa (FIRM), EUA, Canadá (AERA), Rússia, Argentina, Colômbia, Equador, México, Chile, Guatemala, Austrália e Nova Zelândia.
O WERC permite a união e interação de reconstrutores independentes de motores para promover ações voltadas à excelência do trabalho, melhor rentabilidade e maior conscientização sobre as novas tendências que a tecnologia disruptiva está trazendo para o negócio.
A participação no grupo garante aos associados acesso ao maior banco de dados técnico sobre motores de veículos da América Latina. Disponíveis no site da entidade, são mais de 3.715 referências de 203 fabricantes tanto nacionais quanto importados.
Além do apoio a conferências mundiais e a troca de informações entre os membros do grupo sobre especificações componentes, o WERC visa à criação de canais de compra comum de peças e equipamentos a preços promoocionais, a facilitar a pesquisa sobre novas tecnologias, incluindo conversões híbridas, a gás e elétricas, bem como tecnologias disruptivas e também permite estabelecer acordos sobre oportunidades de treinamento no local, na Europa e nos EUA.
Fazendo parte do WERC, o CONAREM participa de lideranças globais que representam o setor de retíficas de motor, estabelecendo interação com o merrcado mundial e promovendo conhecimento e parcerias para o segmento no Brasil.